A TCR Telecom, prestadora de serviços de telecomunicações, implantou no Rio de Janeiro uma nova rede de telecomunicações utilizando as plataformas de redes de pacotes da Ciena® (NYSE: CIEN), companhia especialista em redes. A rede apoiará a revitalização da Região Portuária do Rio, que visa reintegrar a área do porto à cidade do Rio de Janeiro, revitalizando cerca de cinco milhões de m2 nos bairros da Gamboa, Santo Cristo e Saúde ao fornecer conectividade de alta velocidade para aumentar a atratividade dos espaços comerciais, apoiar o crescimento de áreas residenciais e permitir novas atrações turísticas. O projeto permitiu um melhor acesso a uma rede flexível de alta capacidade e baixa latência capaz de fornecer serviços carrier-grade como Gigabit Ethernet (GigE) premium às empresas e centros de dados do “Porto Maravilha”.

Fatos Principais:

  • A TCR Telecom opera uma rede de fibra que permite que outros prestadores de serviços utilizem a mesma rede para fornecer conectividade de alta capacidade aos usuários finais.
  • Na medida que as áreas do porto forem  revitalizadas, a infraestrutura pública, incluindo as conexões de fibra, é construída e instalada de modo a proporcionar 100% de cobertura às residências e empresas, permitindo que os serviços de telecomunicações sejam oferecidos como um serviço básico, da mesma forma que água ou energia elétrica. Cada empresa será capaz de acessar 1 Gb/s de conectividade nessa rede de baixa latência por meio do provedor de serviço de sua escolha. Os serviços empresariais avançados multi-Gigabit Ethernet, como conectividade de centro de dados e acesso à Internet de alto desempenho, também estão disponíveis para as empresas localizadas dentro da área de cobertura da rede.
  • Os switches de agregação de serviços 5150 e 5410 e o sistema unificado de gestão OneControl da Ciena fornecem monitoramento de desempenho completo e garantia de qualidade do serviço, permitindo que a TCR Telecom ofereça serviços de Ethernet de alto desempenho e com alta confiabilidade. Esta rede também oferece serviços de atacado para provedores de acesso presentes na área do projeto.

Comentários de Executivos:

  • “Quando decidimos revitalizar a histórica região portuária do Rio de Janeiro e criar um espaço urbano sustentável, sabíamos que um maior acesso com fibra seria um ponto-chave. Com as plataformas de redes de pacotes da Ciena, podemos ajudar a garantir que o Porto Maravilha tenha a infraestrutura de telecomunicações necessária para suportar os serviços de acesso de fibra  e aplicativos que ajudarão a atrair novos moradores e empresas nos próximos anos”.
    - Yoav Passy, coordenador de engenharia da TCR Telecom
  • “A cidade do Rio de Janeiro reconheceu que a conectividade de banda larga é um poderoso componente para impulsionar a qualidade de vida e o crescimento econômico de uma região. Ao trabalhar com a TCR Telecom para implantar esta rede, a Ciena está ajudando a criar uma base digital para transformar o porto e demonstrar os muitos benefícios da banda larga, tanto agora como no futuro”.
    - Fabio Medina, vice-presidente e gerente-geral da América Latina da Ciena

 Recursos de Suporte:

Sobre TCR Telecom

A TCR é uma prestadora de serviços de telecomunicações licenciada pela Anatel e comprometida com a missão de implantar, operar e gerenciar a infraestrutura compartilhada de telecomunicações da Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) criada pela Lei nº 101, de 23 de novembro de 2009, da cidade do Rio de Janeiro.
 
A empresa atua como uma operadora cujos clientes são outras operadoras licenciadas pela Anatel e que prestam serviços de telecomunicações na região. Para este fim, a TCR investe em tecnologia, recursos humanos, juntamente com infraestrutura de rede física e lógica, a fim de atender rapidamente as necessidades dos clientes, orientada pelos princípios de acesso igual e transparente para todos os clientes.

Sobre a Ciena

A Ciena é especialista em redes. Nós colaboramos com clientes de todo o mundo para revelar o potencial estratégico de suas redes e transformar fundamentalmente seu desempenho e a forma pela qual competem no mercado. A Ciena utiliza sua ampla experiência em redes ópticas e por pacotes, além de automação de software distribuída para fornecer soluções alinhadas à OPn, sua abordagem para a criação de redes abertas de próxima geração. Criamos uma infraestrutura programável de grande escala que pode ser controlada e adaptada por aplicações em nível de rede e que fornece interfaces abertas para a coordenação de recursos de computação, armazenamento e rede em um ambiente virtual unificado. Para manter-se atualizado com as notícias da Ciena, siga-nos no Twitter @Ciena ou no LinkedIn http://www.linkedin.com/company/ciena. Recomendamos que os investidores examinem a seção ‘Investor’ (Investidor) em nosso website www.ciena.com/investors, onde publicamos rotineiramente comunicados de imprensa, registro de documentos junto à SEC, notícias recentes, resultados financeiros e outros anúncios. Periodicamente, publicamos informações materiais exclusivamente nesse website, junto com outros canais de divulgação que utilizamos.

Nota aos Investidores da Ciena

Declarações de expectativa futura. Este comunicado à imprensa contém certas declarações de expectativa futura baseadas em expectativas, previsões e premissas atuais e que envolvem riscos e incertezas. Essas declarações se baseiam nas informações disponíveis à empresa até esta data; os resultados reais da Ciena poderão diferir substancialmente daqueles declarados ou implícitos em razão dos riscos e incertezas relacionados a seus negócios, que incluem os fatores de risco divulgados em seu Relatório no Formulário 10-Q o qual foi registrado junto à Comissão de Valores Mobiliários em 10 de junho de 2015 pela Ciena. As declarações de expectativa futura incluem afirmações relacionadas às expectativas, crenças, intenções ou estratégias da Ciena referentes ao futuro e podem ser identificadas por meio de palavras que expressam a ideia de expectativa futura, tais como "previsto", "acreditamos", "poderia", "estimamos", "esperamos", "temos a intenção", "pode", "deveria" ou outras semelhantes. A Ciena não assume nenhuma obrigação de atualizar as informações incluídas neste comunicado à imprensa, seja em decorrência de novas informações, de eventos futuros ou por qualquer outro motivo.