A Eletronet escolheu a solução de pacotes óticos da Ciena (NYSE:CIEN) para lançar novos serviços de comprimento de onda em toda a rede backbone nacional para atacadistas, provedores de serviços de Internet (ISPs) e empresas Web-scale (empresas que usam arquitetura de TI pioneirizada por Google, Netflix e Facebook). Graças à capacidade de alto desempenho  de uma rede de 100 G que pode ser escalada para 250 G, a Eletronet pode fornecer conectividade multi-site flexível, confiável e de alta largura de banda e serviços IP (Internet Protocol) para seus clientes em todo o Brasil.

Principais fatos:

• A Eletronet atualmente é um dos maiores provedores de conectividade para ISPs no mercado brasileiro, fornecendo transporte de dados de alta velocidade através de sua rede nacional OPGW (fio de aterramento ótico) que consiste em mais de 16.000 quilômetros em 18 estados do Brasil. Como parte do projeto de modernização do país, a Eletronet visa fornecer conectividade a todas as comunidades que atende.

• Com a 6500 Packet-Optical Platform,da Ciena, a Eletronet pode atingir até 22 Tbps de capacidade, permitindo que a empresa tenha a rota expressa de transporte de dados mais rápida do Brasil. A Eletronet pode fornecer serviços de até 10 GbE bem como 100 GbE, para transportar grandes quantidades de dados através de distâncias mais longas. A nova rede estabelece as bases que permitem a Eletronet oferecer suporte aos seus clientes na implantação de futuros serviços, como virtualização e aplicativos SDN (Software Defined Networking).

• Além disso, como membro do Programa de Parceiros da Ciena, a Eletronet colabora com a Ciena para abordar novos setores verticais de clientes e projetar serviços novos e inovadores.

Comentários executivos:

• “Quando pensamos no que queríamos conseguir com uma rede de 100 G, era fundamental fornecer a menor latência de rede no mercado bem como estabelecer rotas diretas para os clientes que permitissem a ativação rápida dos serviços. Ao utilizar a expertise da Ciena no setor de pacotes óticos convergentes, nossa rede se tornou mais ágil, permitindo-nos expandir ainda mais a conectividade em todo o Brasil”.
    - Anderson Jacopetti, diretor de tecnologia da Eletronet
  • “A tecnologia de pacotes óticos da Ciena estabelece as bases para a rede nacional de 100 G da Eletronet. Devido à natureza programável dessas soluções, a Eletronet pode avaliar de maneira consistente as demandas que estão sendo colocadas na rede a qualquer momento e ajustar dinamicamente a capacidade conforme necessário. Isso fornece a base de uma rede adaptativa que pode responder proativamente às mudanças no ambiente de rede”.
    - Fabio Medina, vice-presidente e gerente geral da região CALA, Ciena

Sobre a Eletronet
EA Eletronet possui uma rede nacional de fibra ótica com mais de 16 mil km em 18 Estados do Brasil, integrada às redes de transmissão de energia elétrica. Por meio desta estrutura de alta capacidade e disponibilidade, são fornecidos serviços de telecomunicações com altos níveis de qualidade. A Eletronet oferece serviços de transporte de dados e trânsito IP de alta velocidade em longa distância para operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de valor agregado. A Eletronet está mudando o jogo do mercado de telecomunicações brasileiro!  http://eletronet.com/en/.