Uma rede pode ajudar a preservar recursos naturais?

 

Sim, pode. Com a parceria e a tecnologia certas, uma mina economiza água potável, extremamente valiosa para milhões de chilenos.

Desde o início, a Adexus, uma das principais parceiras da Ciena e um dos maiores integradores de sistemas da América do Sul, sabia da enorme importância dessa missão. Uma empresa de mineração queria utilizar a água do mar para a produção a fim de conservar as reservas de água potável no norte do Chile. Como o oceano estava a 200km de distância, a empresa precisava de uma rede de extrema baixa latência, capaz de controlar e monitorar seu equipamento de bombeamento distribuído. Estimava-se que, no caso de interrupções na produção, o prejuízo para a empresa atingiria US$ 7 milhões por dia, por tanto, quedas e falhas não poderiam ocorrer.

O desafio

Mesmo com toda a experiência da Adexus no setor de mineração, sempre é possível encontrar novos desafios pelo caminho. A mina fica localizada em um dos desertos mais áridos do mundo, onde as temperaturas despencam de 33 °C no dia para -10 °C à noite e sem abastecimento de energia elétrica comercial em muitos trechos dos 200 km de extensão do duto; tudo isso a 2.500 metros de altitude. Como sempre, os prazos eram muito apertados.

Temperaturas extremas

33 °

-10 °

 

Altitudes elevadas

2500

metros  

Eletricidade limitada

   
 

Resultados extraordinários

Porém juntas, as equipes da Adexus e da Ciena entregaram uma rede que atendeu a todos os requisitos de desempenho, custo e tempo. Para a Adexus, o projeto foi uma comprovação dos resultados que podem ser obtidos quando a tecnologia é acompanhada de uma firme convicção no trabalho em equipe em prol do cliente.

“Tenho muito orgulho de projetos como esse. Não estamos apenas usando a tecnologia para melhorar vidas, estamos trabalhando juntos como verdadeiros companheiros de equipe. No final das contas, não estamos somente construindo redes, estamos criando laços. Isso é importante para a minha equipe e para os meus clientes e é por isso que me orgulho de trabalhar com a Ciena.” Manuel Fernandez Pollán - Gerente geral da Adexus

Uma operação em parceria

Hoje, todas as operações de mineração estão conectadas: os escritórios corporativos em Santiago do Chile, a estação central de bombeamento, toda a infraestrutura de bombeamento distribuída e até mesmo as câmeras nos principais locais de produção da mina. Ao utilizar a rede, a mina foi capaz de reduzir os custos, além de preservar a água potável, que é fundamental para uso pessoal e agrícola. Como segunda parte do projeto, a rede agora está preparada para oferecer suporte a outros locais de mineração e a tecnologias emergentes, como os dispositivos remotos de mineração, os quais tornam as tarefas dos mineradores mais seguras. Para Manuel Fernandez Pollán, gerente geral da Adexus, esse é o tipo de resultado que faz tudo valer a pena.

Nossa história

Saiba mais sobre o nosso propósito e a nossa promessa.

Assistir o vídeo

Pronto para transformar a sua rede?

Entre em contato com a Ciena