por: Rick Dodd, SVP de Marketing Global da Ciena


Rick Dodd é vice-presidente sênior de Marketing Global da Ciena. Nessa função, ele é responsável pelas organizações de marketing corporativo, de campo, produtos e soluções, além de oferecer suporte estratégico para operações de campo globais e grupo de produtos globais da Ciena.

Ao conversar com nossos clientes e com clientes em potencial, uma palavra que se repete é “transformação”.

Atualmente, organizações de todos os tipos estão transformando seus modelos empresariais, seu valor central e mesmo seu caminho até o cliente, para se adaptarem às realidades do mundo de hoje, que é conectado e dominado pelo software.

Somos agora uma sociedade centrada em aplicativos, totalmente móvel e sob demanda. Nela, a potência de armazenamento e computação baseada em nuvem e praticamente sem limites encontra-se disponível na ponta dos dedos, com o clique de um botão. O mesmo não pode ser dito em relação às redes que conectam esse armazenamento e potência de computação, as quais por anos vêm prometendo ser mais inteligentes, mais rápidas, mais abertas e mais sob demanda.

O que antes parecia exagero agora é uma possibilidade genuína. Acredito que finalmente estamos fazendo progresso no sentido de uma verdadeira transformação da rede. Com essa finalidade, lançamos a campanha [Make Transformation Possible] (link para a página inicial da MTP).

A campanha Make Transformation Possible não é mais um novo giro na busca sem fim pela utopia da rede, é a nossa declaração sobre o fato de que a verdadeira transformação agora não é apenas possível, é essencial.

Na Ciena, há anos falamos sobre essa transformação da rede. Nós apresentamos nossa visão sobre a arquitetura OPn em 2012. Nossa liderança na migração para a convergência de pacotes ópticos rendeu ao nosso setor elogios e atenção por parte de nossos clientes. E nossa adoção pioneira da rede definida por software ajudou o setor a expandir seu conceito de SDN para a área de redes ópticas.

Esses enormes esforços de convergência e abertura da rede, junto com nosso modelo exclusivo de compromisso consultivo com nossos clientes, colaboraram para a criação de uma oportunidade distinta para a Ciena e nossos clientes em uma época em que nosso setor vem enfrentando muitas incertezas e mudanças.

As empresas estão migrando da TI local para a nuvem. Os provedores de serviços estão migrando de conexões de mercadorias estáticas para novos modelos de serviço automatizados e sensíveis ao aplicativo. Os governos estão partindo para a consolidação de várias camadas de redes herdadas. E todos estão buscando migrar para redes mais abertas, controladas por software.

[Faça o download do white paper Torne a transformação possível]

Essas mudanças são essenciais. Essa transformação está acontecendo. A verdadeira dúvida é se o processo será fácil ou difícil, caro ou rentável, destrutivo ou frutífero. Cada novo risco gerado pelo ambiente de rápidas mudanças dos dias de hoje também cria uma sólida recompensa em potencial para quem segue esse caminho.

Nas próximas semanas, você ouvirá de Philippe Morin, François Locoh-Donou e de outros executivos da Ciena detalhes sobre a jornada de transformação da rede por meio de novas tecnologias e soluções da Ciena, bem como exemplos tangíveis de nossos clientes. A Ciena pode ajudar você a transformar sua rede, seu negócio e sua missão de forma a aproveitar este novo ambiente centrado em aplicativos.

O que você gostaria de tornar possível?