#Ciena25: 25 fotos de 25 anos na Ciena

Era o outono de 1992, e a World Wide Web ainda não era algo em concreto.   Mas a empresa que finalmente se tornou Ciena nasceu oficialmente quando David Huber, ex-engenheiro de Instrumentos Gerais, teve uma ideia de como ajudar as empresas de cabo a comprimir mais canais de televisão através de suas linhas para consumidores finais.

Durante o próximo ano e meio, Pat Nettles, Larry Huang e Steve Chaddick se juntaram a Huber para criar os quatro fundadores. Em breve, a empresa tinha um nome, Ciena, e tinha zerado um objetivo claro ao habilitar a DWDM nas redes de fibra das empresas de telefonia de longa distância dos EUA.

Este outono celebramos o 25º aniversário da fundação da Ciena.  Para comemorar, estamos remexendo nossos arquivos para lhe trazer uma série de posts no blog destacando as histórias e fotos da nossa incrível trajetória de pessoas e inovação.

Para começar, encontramos 25 das nossas melhores fotos dos últimos 25 anos.  Algumas mostram os primeiros dias da equipe da Ciena.  Outras, o quão longe temos chegado.

Também gostaríamos de suas fotos.  Se você tiver fotos da história da Ciena, pode enviá-las para mim. Durante o resto do ano, vamos publicar fotos de toda nossa história em nossa página do Facebook.

Esta pequena e difusa imagem é a mais antiga que descobrimos sobre os quatro fundadores da Ciena. Da esquerda para a direita: Pat Nettles, Larry Huang, Steve Chaddick e David Huber.

 

Esta caixa contém o primeiro produto Ciena já enviado. Foi a plataforma MultiWave 1600 DWDM, enviada para a Sprint no início de 1996. Vários dos primeiros membros da equipe de Ciena assinaram a caixa.

 

Não, esta criatura com muitas mãos não é uma abelha. É o Firefly da Ciena, um mascote que promovia o produto MultiWave Firefly da Ciena lançado na Conferência NFOEC em 1997. O MultiWave Firefly fornecia DWDM de curto alcance a 2,5Gbps por canal para uma capacidade máxima de 60Gbps por fibra.

 

O então CEO (e agora presidente executivo do Conselho de Administração) Patrick Nettles e outros em em 1996 durante a cerimônia de inauguração da primeira sede corporativa da Ciena em Linthicum, Maryland.

 

A visão de uma rede completamente ótica, em 1994.  Este diagrama foi criado pelo CTO Steve Alexander, enquanto ele ainda estava no MIT.

 

A parte traseira de uma série de equipamentos da Ciena e um bom olhar da tendência marcada pela Ciena desde os primeiros dias da empresa, cortesia de Victor Mizahi, Cientista Chefe da Ciena no final da década de 90.

 

Fotos do CEO Gary Smith e CTO Steve Alexander em seus anos mais jovens na Ciena.

 

Uma foto do stand da Ciena no SuperComm 1996. Claramente, obter 40G para atravessar 600 km em uma única fibra era um bom negócio.

 

Primeiros dias no laboratório com alguns clientes e a plataforma MultiWave da Ciena.

 

Gary Smith, CEO da Ciena, e a equipe tocam o sino de abertura na bolsa de valores NASDAQ em 11 de janeiro de 2002.

 

Um jovem Francois Locoh-Donou, nosso ex-COO, no stand da Ciena na NFOEC 1997.

 

Para não ser ofuscado pelo Firefly da Ciena, LightWorks Lou foi o principal mascote da Ciena durante muitos dos primeiros anos da empresa. Há rumores de que ele ainda aparece, de tempos em tempos, nos escritórios da Ciena.

 

Gary Smith e Philippe Morin, ex-vice-presidente sênior da Ciena e presidente do negócio Nortel MEN, no evento de 2010 em Ottawa celebrando a aquisição do negócio de ótica da Nortel pela Ciena.

 

O CEO Gary Smith recebe a equipe da Nortel Ottawa na Ciena durante o evento de 2010 que comemorava a aquisição da ótica da Nortel.

 

Honestamente, não temos ideia do que está acontecendo aqui.  Se você souber, por favor, avise-nos.

 

Larry Huang, um dos quatro membros fundadores da Ciena.

 

Uma foto dos primeiros dias na Ciena, com Steve Alexander (à esquerda) e seu colega de equipe Cecil Smith mostrando o sistema de transmissão MultiWave 1600 da empresa.

 

Dave Doucet (à esquerda) e Michael Hubbard mostram o novo chipset coerente WaveLogic 3 da Ciena que foi apresentado aos clientes no evento Ciena Vectors de nossos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de Ottawa em 2013.

 

Uma bela exibição no stand da Ciena durante esta feira (acreditamos que este é o SuperComm 2001), onde nossa nova plataforma CoreDirector emergia em meio de um terreno desolado com equipamentos inúteis de outros fornecedores.

 

Steve Alexander (do lado inferior direito) e a equipe MultiWave, no laboratório em 1995.

 

As fibras emaranhadas do laboratório de P&D da Ciena em Ottawa, Canadá, cerca de 2011.

 

Os ex-funcionários da Cyan desfrutaram de um evento de boas-vindas em Petaluma, Califórnia, em 2013 para celebrar a aquisição da Cyan e sua solução Blue Planet pela Ciena.

 

Gary Smith, CEO da Ciena, e a equipe no solo da Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) em abril de 2014. A Ciena tocou o sino de abertura para comemorar a migração da empresa da NASDAQ para a bolsa de Nova Iorque (NYSE).

 

O laboratório de inovação móvel da Ciena faz uma parada em Roma em 2013.

 

Nossa nova sede da Ciena em Hanover, Maryland. A Ciena mudou-se do nosso anterior campus em Linthicum, MD, em 2012.

 

Você tem fotos próprias sobre a história da Ciena que gostaria de compartilhar? Envie-as para mim e as adicionaremos à nossa coleção, que será publicada em nossa página do Facebook durante o resto do ano.