Para ajudar a gerenciar com mais eficiência sua rede IP, a Eletronet implementou recentemente o software de automação inteligente da Blue Planet, uma divisão da Ciena (NYSE: CIEN). Com a exclusiva capacidade do software ROA (Route Optimization and Analysis) da Blue Planet de combinar análises de roteamento, tráfego e desempenho, a Eletronet agora pode identificar e diagnosticar mais rapidamente quaisquer problemas potenciais de rede, garantindo uma entrega mais confiável de serviços IP de transporte de dados e tráfego de longa distância e alta velocidade a provedores de serviços de Internet (ISPs) no Brasil.

Fatos principais:

  • A Eletronet é um dos maiores provedores de tráfego IP no Brasil, atendendo hoje a mais de 670 ASNs, principalmente provedores de ISP’s, o que coloca a Eletronet na 64ª posição do ranking global de sistemas autônomos da CAIDA. Esse significativo número de clientes, rotas e adjacências (IPv4 e IPv6) traz uma grande complexidade ao gerenciamento da rede IP.

  • O ROA da Blue Planet permite que a Eletronet tenha visibilidade em tempo real da sua rede IP/MPLS, o que permite à empresa antecipar e prevenir problemas de roteamento. A Eletronet também pode simular cenários de falhas e de crescimento do tráfego, que eram difíceis de visualizar e otimizar antes da implantação do software inteligente. A solução permite que a Eletronet entregue conectividade aos seus clientes em uma rede com mais de 16.000 quilômetros de fibra óptica em cabos fio de terra ópticos e 164 pontos de presença.
  • Além disso, a Eletronet também pode reduzir os custos adicionais de gerenciamento e operacionais de rede, porque a solução é independente de fornecedor, o que significa que pode funcionar com os roteadores de terceiros.

Comentários de Executivos: 

  • “A Blue Planet fornece uma solução abrangente e integrada de software que nos permite antecipar com antecedência quaisquer sinais vermelhos em nossa rede, o que aumentou em 95% a nossa taxa de reação a falhas de rede. Investir nessa nova solução nos permitiu reagir rapidamente a problemas de rede e ainda oferecer serviços IP de alta qualidade aos nossos clientes”.
    ­­ Anderson Jacopetti, CTO da Eletronet 
  • “A implantação do nosso software ROA da Blue Planet estabelece as bases para a Eletronet iniciar sua evolução para uma rede mais adaptável. Como a maioria de suas operações de rede têm sido controladas manualmente, a introdução de nossa solução de software permitiu à Eletronet gerenciar sua rede de maneira mais proativa, monitorar atividades com mais precisão e solucionar problemas mais rapidamente”.
    - ­­ Fernando Capella, presidente da Ciena no Brasil

Sobre Eletronet
A Eletronet possui uma rede doméstica de fibra ótica integrada às redes de transmissão de energia elétrica baseada em OPGW com mais de 16 mil km de comprimento e 164 Pontos de Presença (POPs) em 18 estados do Brasil. Através dessa estrutura de alta capacidade e disponibilidade, são fornecidos serviços de telecomunicações com altos níveis de qualidade. A Eletronet oferece serviços de telecomunicações de alta velocidade e longa distância para operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de Internet (ISP). A Eletronet está inovando o mercado brasileiro de telecomunicações! https://en.eletronet.com/.

Sobre a Blue Planet
A Blue Planet, divisão da Ciena (NYSE: CIEN), oferece softwares de automação inteligente e serviços profissionais especializados para modernizar operações de rede e de TI. Com base em insights, Blue Planet oferece os recursos de automação com controle retroalimentado necessários para alinhar os processos de TI e de rede, essenciais para promover a transformação digital. Para atualizações sobre a Blue Planet, acesse http://www.blueplanet.com.

Nota para Investidores da Ciena
Sugerimos que você visite a seção Investidores do nosso site, onde postamos rotineiramente comunicados à imprensa, registros na SEC, notícias recentes, resultados financeiros e outros anúncios. De tempos em tempos, publicamos informações relevantes exclusivamente nesse site, juntamente com outros canais de divulgação que utilizamos. Este comunicado de imprensa contém certas declarações prospectivas que são baseadas em nossas expectativas, previsões, informações e suposições atuais. Essas declarações envolvem riscos e incertezas inerentes. Os resultados reais poderão diferir materialmente daqueles declarados ou implícitos, devido a riscos e incertezas como aqueles detalhados em nossos relatórios anuais e trimestrais mais recentes registrados na SEC. As declarações prospectivas incluem declarações relativas às nossas expectativas, crenças, intenções e/ou estratégias e podem ser identificadas por palavras como “prever”, “acreditar”, “poder”, “estimar”, “esperar”, “pretender”, “poderia”, “deveria”, “será” e “seria” ou palavras semelhantes. A Ciena não assume qualquer obrigação de atualizar as informações incluídas neste comunicado à imprensa, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma.