800G: o hype é real e a espera acabou. Chega de adivinhar ou prever as velocidades e especificações que a solução óptica coerente WaveLogic 5 Extreme da Ciena pode oferecer, ele está sendo comprovado em redes ativas enquanto você lê este artigo.

Mas o WaveLogic 5 Extreme é muito mais do que apenas 800G. Porque junto com a taxa de transferência de 800 Gb/s de portadora única para distâncias de curto alcance, os usuários podem dimensionar toda a sua infraestrutura óptica, alcançando capacidade recorde por comprimento de onda para todos os caminhos da rede:   600 Gb/s em links de 1.000 km, 400 Gb/s em rotas de distância ultralonga e 200 Gb/s em cabos compensados transpacíficos.  No final das contas, o que essa melhoria no nível de desempenho significa para os nossos clientes?  Menos hardware para implantar e gerenciar, menos consumo de energia e custo reduzido por bit. 

Foi uma jornada de desenvolvimento de vários anos para trazer o WaveLogic 5 Extreme e a primeira solução de 800G do setor para o mercado, e agora está disponível em três implementações de produtos diferentes para atender a todas as preferências de arquitetura do cliente: a 6500 Packet-Optical Platform, a plataforma de interconexão compacta Waveserver 5 e o módulo transceptor de 800G WaveLogic 5 Extreme.

Demos uma olhada na fabricação do WaveLogic 5 Extreme

Dando uma olhadinha atrás da cortina, a jornada começou há muitos anos com metas iniciais e objetivos aspiracionais, então prosseguiu com cálculos matemáticos, análise de propagação e desenvolvimento do algoritmo DSP. Ao longo do tempo, uma série de chips de teste para os componentes ASIC (Application Specific Integrated Circuit) e eletro-ópticos de alta velocidade foram usados para verificar os cálculos teóricos, finalmente levando à integração e verificação dos componentes de produção e do produto completo.    

O próprio chip WaveLogic 5 Extreme é um dispositivo pequeno, mas poderoso, de 12 mm x 16 mm. Estas são algumas de suas características notáveis que não se devem ignorar:

  • É o primeiro dispositivo comercial CMOS de 7 nm do setor para redes ópticas.
  • Baseado na tecnologia FinFET de 7 nm, ele inclui 3 km de fiação e contém 800 trilhões de operações por segundo, o que equivale à potência de 400.000 laptops!
  • Alguns dos recursos incorporados no ASIC incluem modelagem de constelação probabilística não linear, correção antecipada de erros com capacidade otimizada, multiplexação por divisão de frequência e criptografia.

Uma visão do que há dentro e do que sai do chip WaveLogic 5 Extreme

Agora imagine - se ALGUM erro for cometido no design ou na fabricação dessa peça muito complexa - você precisa voltar à prancheta de desenho e fabricar outro ASIC, um processo que leva meses para ser concluído. Portanto, é incrivelmente recompensador quando o produto final funciona não apenas como esperado, mas ainda melhor e, não apenas no laboratório, mas também nas redes dos clientes ao vivo. E é incrivelmente humilhante trabalhar ao lado de uma equipe de desenvolvimento de modem coerente que tenha uma história e reputação que consista em conquistas do tipo “funciona pela primeira vez”, especialmente com tecnologia tão complexa.

Quais redes precisam de 800G?

800 bilhões de bits por segundo é muita capacidade - o suficiente para transportar vinte e dois filmes HD de 90 minutos ou o último lançamento de Call of Duty em um segundo. Que tipo de rede precisa dessa capacidade? Como pode ser observado nos recentes anúncios de conquistas “pioneiras no mundo”, a resposta é... muitas! Os anúncios recentes detalhados abaixo destacam como o WaveLogic 5 Extreme oferece benefícios importantes em muitas e diversas aplicações de rede. Vamos dar uma olhada.

Redes MSO

Usando o WaveLogic 5 Extreme e tecnologias de grade flexível, a Comcast conduziu recentemente a primeira implantação piloto com 600 Gb/s em um único comprimento de onda de longa distância, a qual transportou tráfego comercial ao vivo por mais de 800 km entre Newark, New Jersey e Pittsburgh, Pensilvânia, na presença de muitos outros canais na rede. Este marco significativo do setor demonstra o compromisso da Comcast em fornecer a mais alta capacidade e as velocidades mais rápidas para fornecer a melhor experiência de usuário possível para seus clientes.

Com o WaveLogic 5 Extreme, a Comcast também está preparada para velocidades de conectividade de 400 GbE de próxima geração, já que o WaveLogic 5 Extreme oferece transporte universal de 400 GbE em qualquer local na rede Backbone Nacional da Comcast sem regeneração. Para testar todas as capacidades da tecnologia, a Comcast também retornou o sinal de 600G e verificou a operação bem-sucedida em 1.600 quilômetros, facilmente mais de dez vezes a distância alcançada pelas tecnologias emergentes de 600G no mercado hoje.

Redes R&E

A Internet2 e a Ciena usaram o WaveLogic 5 Extreme para aumentar o comprimento de onda de 400G da portadora única de maior distância do setor em um intervalo de 2.100 km entre Chicago e Denver. Isso é o quádruplo da capacidade que antes era possível naquela distância - e requer apenas um único conjunto de eletro-óptica para quatro vezes o rendimento.  Isso significa que a capacidade da rede central da Internet2 pode acomodar fluxos de dados massivos usados por pesquisadores da ciência da computação em disciplinas tão vastas como a astronomia e tão minuciosas quanto a física de partículas subatômicas. Ela expande a capacidade de fornecer diversos serviços às redes regionais de educação e aos membros de suas instituições de ensino.  Além dos benefícios de conectividade de alta velocidade, a nova tecnologia também reduz o espaço geral e o consumo de energia dos locais ópticos de add/drop atuais da Internet2 em até dois terços.

Redes Submarinas

A Southern Cross conectou dois de seus data centers nos Estados Unidos A Costa Oeste com o primeiro canal de 800G em um único comprimento de onda do mundo usando o WaveLogic 5 Extreme. Você pode estar se perguntando: “O quê? 800G e submarino?” As redes submarinas são compostas por links terrestres e submarinos. O WaveLogic 5 Extreme dobrará a capacidade por comprimento de onda em todos os links na rede e taxas múltiplas de 400G, 500G, 600G e, sim, 800G, serão usadas na rede terrestre para otimizar a capacidade em qualquer distância.

O benefício mais importante do WaveLogic 5 Extreme para as redes submarinas é a capacidade de maximizar o retorno sobre o investimento dos cabos submarinos instalados. O WaveLogic 5 Extreme permite que a Southern Cross melhore a capacidade da rede em mais de 80 vezes o potencial do projeto original, utilizando a mesma infraestrutura que foi projetada originalmente para transportar comprimentos de onda de 2,5 Gbps.

Redes de provedores de serviços

Usando o WaveLogic 5 Extreme,a Verizon concluiu um teste de 800G em sua rede ao vivo transportando tráfego de roteador, demonstrando a interoperabilidade de equipamentos de vários fornecedores e a capacidade de quadruplicar a capacidade normal transportada em um comprimento de onda. Conforme declarado por Kevin N. Smith, vice-presidente de tecnologia e planejamento da Verizon. “...estamos avançando nossa camada de conexão de fibra para estarmos preparados para a explosão de dados que sabemos que virá junto com o impacto transformacional do 5G nas indústrias e nos consumidores. E ser o único fornecedor do setor com essa capacidade em um único comprimento de onda nos permite entregar o serviço a um custo por bit muito mais baixo”.

Nós, da Ciena, estamos entusiasmados com o início da era de 800G em redes ópticas e de ver como nossos clientes - e seus usuários finais - usarão esses novos recursos. Quais aplicações eles pensarão a seguir? A gente nunca sabe, mas estamos felizes em ajudar a fornecer a infraestrutura para torná-las possíveis.

Quer saber mais sobre como o DSP avançado e a operação de alta velocidade no WaveLogic 5 Extreme permitem novos níveis de eficiência na rede? Curioso sobre as implicações da rede das soluções coerentes de alta velocidade? Confira abaixo o nosso novo vídeo WaveLogic 5 Extreme “A história sobre a eficiência da rede”.