Este blog foi atualizado em fevereiro de 2021 com as estatísticas e informações mais recentes após mais de nove meses de remessas comerciais.

O 800G é um tema que está em alta no setor óptico atual: ele está em toda parte!  Como de costume quando surge uma nova tecnologia, há várias opiniões e especulações sobre os benefícios e a taxa de adoção esperada. Principalmente nos dias de hoje, em que o acesso ao laboratório e os testes em tempo real representam um desafio único. Quem tem o produto real? Alguém vai implantar o 800G em breve? Há barreiras tecnológicas e operacionais que ainda precisam ser superadas? 

Atualmente, somos os únicos a disponibilizar produtos 800G comercialmente (desde abril de 2020). Portanto, a Ciena não precisa especular: temos uma posição única e privilegiada no mercado.

Vejamos algumas curiosidades sobre as implantações do 800G.

Em pouco mais de nove meses de disponibilidade comercial do WaveLogic 5 Extreme, a Ciena enviou mais de 6.000 modens coerentes para mais de 75 clientes ao redor do mundo e todos eles estão implantando a tecnologia em suas redes.  A taxa de adoção antecipada da tecnologia impressiona: ela é duas vezes mais rápida do que a implantação de soluções 600G concorrentes, como mostra o gráfico da Cignal AI abaixo (fonte: “Transport Applications Report”).

Cignal+AI_Production+Ramp+of+New+Coherent+Technology+Chart

Neste blog, você verá os detalhes das implantações e insights sobre essa ampla adoção da solução. Assim, você vai além da especulação e descobre tudo sobre o 800G.

O que é o 800G e por que ele é importante?

Primeiro, vejamos o que o quer dizer “800G”.  Aqui, estamos falando sobre uma tecnologia óptica coerente e programável de última geração que funciona em alta velocidade (90 a 100G símbolos/segundo). Além disso, ela consegue processar e transportar mais capacidade do que antes por um único comprimento de onda ou canal óptico a até 800 bilhões de bits por segundo. 

WL5+DialSemelhante ao que vimos vários anos atrás com o surgimento do 400G, um atributo importante da tecnologia 800G é que ela aumenta a capacidade da fibra e estende os comprimentos de onda em qualquer caminho por meio de taxas de linha remotamente ajustáveis. Por exemplo, o WaveLogic 5 Extreme da Ciena aceita taxas de linha de 200 Gb/s a 800 Gb/s em incrementos de 50G. Isso possibilita que as operadoras alcancem a capacidade máxima em todos os links na rede com uma única tecnologia, incluindo os links terrestres de curto alcance, transpacíficos e submarinos de mais de 10.000 km.

Com uma solução 800G, as operadoras de rede e os provedores de serviços e conteúdo podem transportar mais tráfego em cada comprimento de onda implantado ou estendê-los por distâncias mais longas, sem regeneração. 

Sabe o que isso significa? O 800G diminui bastante o espaço ocupado e os custos de energia e transporte, com menos comprimentos de onda para implantar e gerenciar. E como os comprimentos de onda de 400 Gb/s agora podem percorrer distâncias muitos longas (por exemplo, 4.000 km) pela primeira vez, as redes 800G estão preparadas para novas arquiteturas de roteadores 400G, com a capacidade de oferecer alta conectividade de 400 GbE em todos os links. Chart+showing+applications+for+WL5

O 800G já está sendo implantado hoje?

Em resumo, sim. O mercado tem muitas gerações distintas de tecnologia coerente (compatíveis com 400G e 600G), e os conectáveis 400G coerentes estarão disponíveis comercialmente muito em breve. Isso talvez faça você se perguntar quantas operadoras estão realmente implantando hoje a solução 800G programável do WaveLogic 5 Extreme.

Na verdade, em pouco mais de nove meses de disponibilidade comercial, a Ciena já forneceu mais de 6.000 modens coerentes em todo o mundo para mais de 75 clientes que estão em estágios diferentes da implantação do WaveLogic 5 Extreme em suas redes.    

O mais legal disso tudo é que as implantações são realmente globais, abrangendo aplicativos submarinos e terrestres. Veja no mapa abaixo a distribuição de modens 800G em várias regiões.  A América do Norte tem quase 40% das implantações, sendo a região que mais realizou a adoção antecipada. A área do Pacífico Asiático aparece em seguida com cerca de 30%, onde há diversos upgrades de cabos submarinos e bases implementadas na Índia, Nova Zelândia, Austrália e Japão. Um quarto das adoções antecipadas estão na região EMEA, que também é responsável por quase 25% das implantações, e a área CALA representa os 5% restantes da distribuição.

Map+showing+first+9+month+of+WaveLogic+5+Extreme+Adoption

Quem são os primeiros a adotar a tecnologia?

Como já falamos neste artigo, os clientes estão exigindo mais das redes ópticas de diversas maneiras, e isso fica evidente por conta das várias operadoras que implantam o WaveLogic 5 Extreme. Não é apenas um tipo de cliente, mas sim provedores de conteúdo, nuvem e serviços, operadoras submarinas e fornecedores de redes de pesquisa e educação. Todos eles são operadoras que exigem conectividade de alta capacidade e querem aproveitar ao máximo a fibra implantada.

Atualmente, em quais aplicações o WaveLogic 5 Extreme está sendo usado?

Em geral, o WaveLogic 5 Extreme é usado para reduzir os custos de transporte e preparar as redes para a transição a roteadores 400G. As novas bases da rede são um exemplo, em que a taxa de linha programável do WaveLogic 5 Extreme maximiza a capacidade em todos os links na rede usando um único transponder. A rede submarina é outra aplicação conhecida e uma opção ideal, já que maximizar a eficiência espectral com recursos de cabo limitado é um requisito importante. Dependendo da tecnologia já implantada, o WaveLogic 5 Extreme oferece pelo menos 30% de melhoria na capacidade da fibra e 50% de redução no espaço ocupado e no consumo de energia. Essas melhorias geram economias de custo relacionados ao CAPEX e OPEX.

Por que a adoção da solução de 800G da Ciena aumentou muito entre os clientes?

Isso aconteceu por diversos motivos. A taxa de adoção do WaveLogic 5 Extreme é duas vezes mais rápida do que a implementação de soluções 600G da concorrência. Isso só comprova o seguinte:

  • O desempenho incomparável, comprovado e líder do setor da nossa solução.
  • A confiança no desempenho e na confiabilidade da solução da Ciena, o que acelera os ciclos de padronização. Cada um de nós da Ciena leva essa confiança muito a sério.
  • A capacidade que a equipe da Ciena tem de executar e fornecer todos os recursos necessários para garantir uma solução óptica coerente, confiável e robusta

O que quer dizer “todos os recursos necessários para garantir uma solução óptica coerente, confiável e robusta”? Isso significa o seguinte:

  • A óptica coerente do WaveLogic 5 Extreme oferecida na nossa plataforma principal de pacotes ópticos convergentes 6500, bem como a de interconexão compacta Waveserver 5, para atender a diversos requisitos de arquitetura. 
  • As opções otimizadas para locais terrestres e submarinos do WaveLogic 5 Extreme para atender a diversos requisitos de aplicação.
  • O suporte em uma ampla variedade de configurações de sistema de linha fotônica, incluindo SLTE, CDC e sistemas integrados de banda C&L.
  • A implementação de APIs abertas por meio de modelos de dados comuns e suporte completo a recursos no controlador de domínios da Ciena, o MCP, para atender a vários requisitos operacionais.
  • As ferramentas de planejamento e design de rede disponíveis.
  • A capacidade de fabricação em volume com uma cadeia de suprimentos avançada e previsível de várias fontes.

Em resumo, as soluções WaveLogic 5 Extreme incluem todos os elementos de que os usuários finais precisam para criar redes robustas e confiáveis de ponta a ponta. E todos esses benefícios são fornecidos hoje mesmo.  O WaveLogic 5 Extreme é altamente reconhecido: a solução já foi indicada a vários prêmios do setor.

Picture+of+WaveLogic+5+Extreme+Awards

Quer ficar por dentro e saber mais sobre como outras operadoras de rede usam o 800G? Confira nossa biblioteca de referências para os clientes.

Large play button overlay
Joe Shapiro talking
Large play button overlay