800G é um tema de discussão quente no setor óptico na atualidade - está em toda parte!  E, como de costume, quando surge uma nova tecnologia, existem várias opiniões e especulações sobre o valor e a taxa de adoção esperada, especialmente nestes dias em que o acesso ao laboratório e os testes ao vivo representam um desafio único. Quem tem produto real? Alguém vai implantar 800G no curto prazo? Existem barreiras tecnológicas e operacionais que ainda precisam ser superadas?  

Sendo o único fornecedor com remessa de produtos 800G disponível hoje, estamos em uma posição única e privilegiada aqui na Ciena, onde não precisamos especular.

Curioso para conhecer os fatos sobre as implantações de 800G?

Em pouco mais de três meses de disponibilidade comercial do WaveLogic 5 Extreme, a Ciena enviou mais de 1.000 modems coerentes para mais de 30 clientes em todo o mundo, todos eles estão implantando ativamente 800G em suas redes.

Neste blog, compartilharei detalhes dessas implantações e responderei às perguntas mais comuns que recebemos, para que você possa ir além a especulação e obter os fatos sobre 800G.  

O que é 800G?

Vamos abordar primeiro o que queremos dizer com 800G.  Aqui, estamos falando sobre tecnologia óptica coerente programável de última geração que opera em alta velocidade (90-100G de símbolos/segundo) e que é capaz de processar e transportar mais capacidade do que era possível anteriormente em um único canal óptico ou comprimento de onda, até 800 bilhões de bits por segundo.  

WL5+DialSemelhante ao que vimos vários anos atrás, quando 400G foi introduzido pela primeira vez, um atributo importante da tecnologia 800G é sua habilidade para aumentar a capacidade da fibra ou estender os comprimentos de onda usando várias taxas de linha ajustáveis de maneira remota. Como exemplo, o WaveLogic 5 Extreme da Ciena suporta taxas de linha de 200 Gb/s a 800 Gb/s em incrementos de 50G, permitindo às operadoras alcançarem a capacidade máxima para qualquer link da rede com uma única tecnologia, desde links terrestres de curto alcance até links Transpacíficos e submarinos de mais de 10.000 km.

Com uma solução de 800G, as operadoras de rede, provedores de serviços e conteúdo podem transportar mais tráfego para cada comprimento de onda que implantem ou estender os comprimentos de onda por distâncias mais longas, sem regeneração. 

O que 800G significa para os provedores de rede?

Significa redução considerável do espaço ocupado e dos custos de energia e transporte, com menos comprimentos de onda para implantar e gerenciar. Dado que atualmente um comprimento de onda de 400 Gb/s pode se estender em distâncias ultralongas (ex. 4.000 km) pela primeira vez, as redes de 800G estão prontas para novas arquiteturas de roteadores de 400G, com a capacidade de oferecer conectividade de 400 GbE eficiente em qualquer link.

 Chart+showing+applications+for+WL5

800G está sendo implantado atualmente?

A resposta curta é sim.

A Ciena atualmente é o único fornecedor que faz remessas de produtos de 800G.  Não é amostragem, nem teste, mas sim o envio de produto real para a implantação do cliente.

Com essa tecnologia recém-disponibilizada, podemos supor que poucas, ou nenhuma, operadoras estão realmente implantando 800G hoje.

Na verdade, em pouco mais de três meses de disponibilidade comercial, sem incluir remessas para testes de laboratório, a Ciena tem enviado mais de 1.000 modems coerentes em todo o mundo para mais de 30 clientes que estão em vários estágios de implantação ativa do WaveLogic 5 Extreme em suas redes.   

O que é interessante observar é que essas implantações não se limitam a uma parte do mundo. O mapa abaixo fornece uma visualização da distribuição de modems de 800G em várias regiões.  E outro ponto importante a entender é que pelo menos um terço dessas redes já transporta tráfego ao vivo pelo WaveLogic 5 Extreme da Ciena.

Map+Showing+First+Three+Months+of+WaveLogic+5+Extreme+Shipments

Quem são os primeiros a adotar esta tecnologia?

Como falei antes, os clientes estão exigindo mais de suas redes ópticas de diferentes maneiras, e isso é evidente na diversidade de operadoras de rede que implantam WaveLogic 5 Extreme. Não é apenas um tipo de cliente, mas sim provedores de serviços e conteúdo, operadoras submarinas e instituições de pesquisa e educação. Todas são operadoras que exigem conectividade de alta capacidade e desejam obter o máximo de eficiência de sua fibra implantada.

Para quais aplicações o WaveLogic 5 Extreme está sendo usado até agora? 

Em geral, WaveLogic 5 Extreme é usado para reduzir custos de transporte e preparar as redes para a transição para roteadores de 400G. As novas bases da rede são um exemplo, onde a taxa de linha programável do WaveLogic 5 Extreme fornece a possibilidade de maximizar a capacidade em qualquer link da rede usando um único transponder. A rede submarina é outra aplicação popular, o que faz sentido, visto que maximizar a eficiência espectral sobre recursos limitados de cabo é um requisito fundamental. Dependendo da tecnologia anteriormente e implantada, o WaveLogic 5 Extreme oferece pelo menos 30% de melhoria na capacidade da fibra e 50% de redução no espaço ocupado e no consumo de energia. Essas eficiências aprimoradas se traduzem diretamente em economia de custos da perspectiva tanto de CAPEX como de OPEX.  

O que está impulsionando a forte adoção inicial do 800G?

Bem, não é apenas um fator. A taxa de adoção incrivelmente rápida do WaveLogic 5 Extreme, apesar das restrições de acesso ao laboratório físico presentes no ambiente atual, é uma forte prova do seguinte:

  • Desempenho incomparável, demonstrado e líder do setor oferecido pela solução
  • Confiança no desempenho e na confiabilidade da solução da Ciena, acelerando os ciclos de padronização (confiança que cada um de nós da Ciena leva muito a sério)
  • Capacidade da equipe da Ciena de executar e fornecer todos os recursos necessários para uma solução óptica coerente confiável e robusta

O que quero dizer com “todos os recursos necessários para uma solução óptica coerente confiável e robusta”? Isso significa: 

  • A óptica coerente WaveLogic 5 Extreme oferecida em nosso carro-chefe, a plataforma de pacotes ópticos convergente 6500, bem como a plataforma de interconexão compacta Waveserver 5, para atender a diversos requisitos de arquitetura  
  • Variantes otimizadas para aplicações terrestres e submarinas do WaveLogic 5 Extreme para atender a diversos requisitos de aplicação
  • Suporte em uma ampla gama de configurações de sistema de linha fotônica, incluindo SLTE, CDC e sistemas integrados de banda C e L
  • Implementação de APIs abertas por meio de modelos de dados comuns, bem como suporte completo a recursos no controlador de domínio da Ciena, o MCP, para atender a uma ampla gama de requisitos operacionais
  • Ferramentas de planejamento e projeto de rede disponíveis
  • Capacidade de fabricação em volume com uma cadeia de suprimentos madura e previsível de várias fontes

Basicamente, as soluções WaveLogic 5 Extreme incluem todos os elementos de que os usuários finais precisam para construir redes robustas e confiáveis de ponta a ponta - e eles as incluem hoje

Quer se manter atualizado sobre o estado do setor em 800G?

Estamos apenas começando a jornada do 800G e esperamos ver conquistas emocionantes nos próximos meses. Nas próximas oito semanas, a Ciena fornecerá um novo e exclusivo insight por semana sobre como as pessoas estão implantando 800G.  Não perca - comece a seguir-nos hoje no LinkedIn.

Large play button overlay
Joe Shapiro talking
Large play button overlay