800G - nada além dos fatos
800G é um tema de discussão quente no setor óptico na atualidade - está em toda parte! E, como de costume, quando surge uma nova tecnologia, existem várias opiniões e especulações sobre o valor e a taxa de adoção esperada, especialmente nestes dias em que o acesso ao laboratório e os testes ao vivo representam um desafio único. Quem tem produto real? Alguém vai implantar 800G no curto prazo? Existem barreiras tecnológicas e operacionais que ainda precisam ser superadas?
Sendo o único fornecedor com remessa de produtos 800G disponível hoje, estamos em uma posição única e privilegiada aqui na Ciena, onde não precisamos especular.
Curioso para conhecer os fatos sobre as implantações de 800G?
Em pouco mais de três meses de disponibilidade comercial do WaveLogic 5 Extreme, a Ciena enviou mais de 1.000 modems coerentes para mais de 30 clientes em todo o mundo, todos eles estão implantando ativamente 800G em suas redes.
Neste blog, compartilharei detalhes dessas implantações e responderei às perguntas mais comuns que recebemos, para que você possa ir além a especulação e obter os fatos sobre 800G.
O que é 800G?
Vamos abordar primeiro o que queremos dizer com 800G. Aqui, estamos falando sobre tecnologia óptica coerente programável de última geração que opera em alta velocidade (90-100G de símbolos/segundo) e que é capaz de processar e transportar mais capacidade do que era possível anteriormente em um único canal óptico ou comprimento de onda, até 800 bilhões de bits por segundo.
Semelhante ao que vimos vários anos atrás, quando 400G foi introduzido pela primeira vez, um atributo importante da tecnologia 800G é sua habilidade para aumentar a capacidade da fibra ou estender os comprimentos de onda usando várias taxas de linha ajustáveis de maneira remota. Como exemplo, o WaveLogic 5 Extreme da Ciena suporta taxas de linha de 200 Gb/s a 800 Gb/s em incrementos de 50G, permitindo às operadoras alcançarem a capacidade máxima para qualquer link da rede com uma única tecnologia, desde links terrestres de curto alcance até links Transpacíficos e submarinos de mais de 10.000 km.
Com uma solução de 800G, as operadoras de rede, provedores de serviços e conteúdo podem transportar mais tráfego para cada comprimento de onda que implantem ou estender os comprimentos de onda por distâncias mais longas, sem regeneração.
O que 800G significa para os provedores de rede?
Significa redução considerável do espaço ocupado e dos custos de energia e transporte, com menos comprimentos de onda para implantar e gerenciar. Dado que atualmente um comprimento de onda de 400 Gb/s pode se estender em distâncias ultralongas (ex. 4.000 km) pela primeira vez, as redes de 800G estão prontas para novas arquiteturas de roteadores de 400G, com a capacidade de oferecer conectividade de 400 GbE eficiente em qualquer link.
800G está sendo implantado atualmente?
A resposta curta é sim.
A Ciena atualmente é o único fornecedor que faz remessas de produtos de 800G. Não é amostragem, nem teste, mas sim o envio de produto real para a implantação do cliente.
Com essa tecnologia recém-disponibilizada, podemos supor que poucas, ou nenhuma, operadoras estão realmente implantando 800G hoje.
Na verdade, em pouco mais de três meses de disponibilidade comercial, sem incluir remessas para testes de laboratório, a Ciena tem enviado mais de 1.000 modems coerentes em todo o mundo para mais de 30 clientes que estão em vários estágios de implantação ativa do WaveLogic 5 Extreme em suas redes.
O que é interessante observar é que essas implantações não se limitam a uma parte do mundo. O mapa abaixo fornece uma visualização da distribuição de modems de 800G em várias regiões. E outro ponto importante a entender é que pelo menos um terço dessas redes já transporta tráfego ao vivo pelo WaveLogic 5 Extreme da Ciena.
Quem são os primeiros a adotar esta tecnologia?
Como falei antes, os clientes estão exigindo mais de suas redes ópticas de diferentes maneiras, e isso é evidente na diversidade de operadoras de rede que implantam WaveLogic 5 Extreme. Não é apenas um tipo de cliente, mas sim provedores de serviços e conteúdo, operadoras submarinas e instituições de pesquisa e educação. Todas são operadoras que exigem conectividade de alta capacidade e desejam obter o máximo de eficiência de sua fibra implantada.
Para quais aplicações o WaveLogic 5 Extreme está sendo usado até agora?
Em geral, WaveLogic 5 Extreme é usado para reduzir custos de transporte e preparar as redes para a transição para roteadores de 400G. As novas bases da rede são um exemplo, onde a taxa de linha programável do WaveLogic 5 Extreme fornece a possibilidade de maximizar a capacidade em qualquer link da rede usando um único transponder. A rede submarina é outra aplicação popular, o que faz sentido, visto que maximizar a eficiência espectral sobre recursos limitados de cabo é um requisito fundamental. Dependendo da tecnologia anteriormente e implantada, o WaveLogic 5 Extreme oferece pelo menos 30% de melhoria na capacidade da fibra e 50% de redução no espaço ocupado e no consumo de energia. Essas eficiências aprimoradas se traduzem diretamente em economia de custos da perspectiva tanto de CAPEX como de OPEX.
O que está impulsionando a forte adoção inicial do 800G?
Bem, não é apenas um fator. A taxa de adoção incrivelmente rápida do WaveLogic 5 Extreme, apesar das restrições de acesso ao laboratório físico presentes no ambiente atual, é uma forte prova do seguinte:
- Desempenho incomparável, demonstrado e líder do setor oferecido pela solução
- Confiança no desempenho e na confiabilidade da solução da Ciena, acelerando os ciclos de padronização (confiança que cada um de nós da Ciena leva muito a sério)
- Capacidade da equipe da Ciena de executar e fornecer todos os recursos necessários para uma solução óptica coerente confiável e robusta
O que quero dizer com “todos os recursos necessários para uma solução óptica coerente confiável e robusta”? Isso significa:
- A óptica coerente WaveLogic 5 Extreme oferecida em nosso carro-chefe, a plataforma de pacotes ópticos convergente 6500, bem como a plataforma de interconexão compacta Waveserver 5, para atender a diversos requisitos de arquitetura
- Variantes otimizadas para aplicações terrestres e submarinas do WaveLogic 5 Extreme para atender a diversos requisitos de aplicação
- Suporte em uma ampla gama de configurações de sistema de linha fotônica, incluindo SLTE, CDC e sistemas integrados de banda C e L
- Implementação de APIs abertas por meio de modelos de dados comuns, bem como suporte completo a recursos no controlador de domínio da Ciena, o MCP, para atender a uma ampla gama de requisitos operacionais
- Ferramentas de planejamento e projeto de rede disponíveis
- Capacidade de fabricação em volume com uma cadeia de suprimentos madura e previsível de várias fontes
Basicamente, as soluções WaveLogic 5 Extreme incluem todos os elementos de que os usuários finais precisam para construir redes robustas e confiáveis de ponta a ponta - e eles as incluem hoje.
Quer se manter atualizado sobre o estado do setor em 800G?
Estamos apenas começando a jornada do 800G e esperamos ver conquistas emocionantes nos próximos meses. Nas próximas oito semanas, a Ciena fornecerá um novo e exclusivo insight por semana sobre como as pessoas estão implantando 800G. Não perca - comece a seguir-nos hoje no LinkedIn.



Obrigado. Seu comentário foi recebido e aparecerá no blog em breve.