Quando falo com clientes em diferentes países da região CALA, fico mais impressionado com as semelhanças do que com as diferenças. Embora os mercados e as condições locais variem, todos os nossos clientes são afetados pelo enorme crescimento do tráfego, impulsionado pelo conteúdo de vídeo OTT, adoção da nuvem onipresente e casos de uso intensivo de recursos. E com novos data centers surgindo em todos os lugares, você também precisa de novas maneiras de estender o alcance da sua rede e escalar conexões sob demanda.

Estes são apenas alguns dos dois problemas que surgiram em nossas muitas conversas proveitosas com as operadoras na região CALA:

1) A automação da rede agora é fundamental para proteger as margens dos serviços:

Com margens para serviços no atacado e corporativos sob pressão, quase todos os nossos clientes têm iniciativas em andamento para reduzir seus custos operacionais e preservar suas margens.

As tecnologias de automação de rede estão desempenhando um papel cada vez mais fundamental aqui. Além de ajudar a reduzir cargas de trabalho e custos administrativos, a automação simplifica a criação e a implantação de serviços, reduzindo significativamente o tempo de lançamento no mercado e acelerando o tempo de receita.

Com o Blue Planet da Ciena esses serviços são possíveis para as operadoras em nossa região. Você pode usá-lo para automatizar processos de rede específicos, como a ativação de conexões óticas ou conexões Ethernet sob demanda. Posteriormente, você pode ampliar sua missão de automação para incluir orquestração NFV, integração OSS e uma série de outras funções - aumentando a eficiência em todas as áreas de sua rede.

2) O sucesso depende do trabalho em conjunto das equipes de TI e de rede:

Tecnologias como SDN e NFV são sinônimo de fronteiras eliminadas entre suas redes de núcleo e acesso e sua TI. Isso significa que as abordagens tradicionais "em silos" não funcionam mais para a evolução da rede, especialmente quando as equipes de rede e de TI estão em locais diferentes, ou mesmo em países diferentes.

Aqui, as maiores operadoras de nível 1 têm algo a aprender das operadoras menores, onde as equipes tendem a se sentar lado a lado, geralmente no mesmo prédio. Essa proximidade física significa que as interdependências de rede e de TI podem ser identificadas e tratadas no início de um projeto. Como resultado, você pode implementar novos serviços e outras tecnologias em sua rede com mais rapidez, menor custo e com muito menos risco para seus negócios.

3) A SDN está amadurecendo, mas ainda existem "líderes" e "seguidores":

Com o lançamento de soluções SDN realmente prontas para o mercado, incluindo o Ciena Blue Planet, as operadoras com visão no futuro começaram a desenvolver suas redes com extrema rapidez para aumentar a agilidade e reduzir os processos manuais. Isso está criando uma lacuna crescente entre os líderes de mercado e as operadoras de SDN que ainda estão sendo retidas pelas tecnologias de rede legadas – vamos chamá-las de "seguidores".

Curiosamente, no entanto, todos os clientes com quem conversei este ano compreendem a importância da SDN para seus negócios. Quase todos vocês planejam investir em SDN, e temem ficar para trás ou perder para concorrentes que se moveram mais rápido para adotar a SDN em sua estratégia de redes.

No entanto, uma coisa é certa. Seja você uma grande operadora inclinada a procurar maneiras de modernizar sua infraestrutura, ou uma pequena operadora buscando aumentar sua agilidade e eficiência de custos, o momento de adotar a SDN em sua rede é agora.

4) Tecnologias proprietárias e com bloqueio de fornecedores não são aceitáveis:

Com a crescente concorrência e margens cada vez mais escassas, as operadoras da região CALA estão procurando evoluir e transformar suas redes da maneira mais eficiente possível. Para fazer isso, você precisa das melhores tecnologias de rede que sejam abertas e que possam integrar perfeitamente qualquer novo serviço, protocolo ou VNF.

Essa necessidade de abertura é abordada pelos princípios tecnológicos chave da visão Adaptive Network da Ciena. Além de criar nossas próprias soluções em tecnologias baseadas em padrões abertos, também contribuímos para os padrões de rede aberta que estão sendo desenvolvidos pelo MEF, ONF, OpenConfig e outros.

Tudo isso significa que você pode usar nossa Plataforma de software de automação inteligente para gerenciar o ciclo de vida dos serviços na infraestrutura de múltiplos fornecedores e em vários domínios, e implementar projetos de virtualização com base na mesma abordagem competitiva de múltiplos fornecedores. Isso quer dizer que não existe o risco de você ser bloqueado por uma tecnologia ou fornecedor específico no futuro.

Como a Ciena pode ajudar?

A visão da Ciena para ajudá-lo a evoluir sua rede com eficiência de custo baseia-se em nossas soluções de hardware e software da Adaptive Networking. Elas fornecem escalabilidade sob demanda para suportar qualquer número de serviços futuros, juntamente com toda a inteligência que você precisa para orquestração e automação de rede. Juntos, nosso hardware e software oferecem o suporte a uma rede verdadeiramente ágil, com custos de transporte por bit excepcionalmente baixos.

Desta forma, uma Adaptive Network da Ciena prepara seu negócio para o futuro de alta largura de banda. Se isso significa aumentar o alcance e o desempenho de sua rede 4G existente, oferecer novos serviços de negócios de alta velocidade ou criar um roteiro para implantar serviços 5G no futuro - a Ciena oferece a cobertura de que você precisa.