Enquanto observávamos o padrão se unir, o 5G estabeleceu algumas expectativas elevadas em termos de ganhos de desempenho que as redes 5G oferecerão aos usuários sobre o 4G. Isso incluía coisas como velocidades de 10 a 100 vezes mais rápidas, 1000 vezes a largura de banda, suporte para 10 a 100 vezes mais dispositivos, disponibilidade de 99,999% e latência tão baixa quanto 1 milissegundo.

Essa velocidade, capacidade e latência amplamente aprimoradas abrem todos os tipos de novos casos de uso para operadoras de rede móvel (MNOs). O aumento de usuários e casos de uso também significa que o número de conexões de serviços de rede exigidas pelas redes 5G é sem precedentes e, mais importante, a velocidade com que esses serviços precisam ser criados e gerenciados, geralmente em um ambiente de vários fornecedores, é significativamente mais rápida do que aquilo que os processos atuais de OSS, NMS e manuais podem suportar. Essa velocidade e volume afetarão todo o ciclo de vida da rede, incluindo planejamento, design e implantação de serviços e operações diárias. A automação desempenhará um papel crítico para ajudar as operadoras a enfrentar esses desafios para acelerar a entrega de redes 5G e obter novas receitas.

Blue+Planet+5G+automação+soluçãoFinalmente, com o 5G ainda sendo uma tecnologia emergente, os padrões associados a ele também estão evoluindo. Para aderir aos padrões 5G emergentes, as MNOs precisam de uma solução 5G nativa na nuvem, projetada e desenvolvida com base na abertura e que funcione em uma rede de vários fornecedores sem bloqueio do fornecedor.

À medida que o 5G é dimensionado, a automação, por sua vez, conta cada vez mais com IA e ML (machine learning) para automatizar totalmente alguns processos operacionais, incluindo prever situações como uma falha de rede antes que ela ocorra e tomar ações corretivas antes de impactar os clientes ou entender quando recursos específicos da rede estão operando próximos da capacidade máxima e dimensioná-los para atender aos crescentes requisitos dos serviços que dependem deles. Obviamente, esse tipo de operação assistida por IA é um assunto que venho discutindo há algum tempo.

As promessas de 5G, automação e IA são ótimas, mas o caminho para chegar lá está cheio de obstáculos técnicos. Aqui na equipe do Blue Planet, estamos trabalhando duro para fornecer uma solução inteligente de automação 5G que ajude as MNOs a diminuir os impactos.

Para habilitar esse elemento essencial no caminho para o 5G, a Blue Planet apresentou nossa nova solução de automação inteligente projetada para permitir a automação do serviço 5G em um ambiente aberto de vários fornecedores.

Nossa nova solução Blue Planet 5G Automation (Figura 1) tem como objetivo fornecer uma abordagem abrangente - incorporando Dynamic Planning, Zero Touch Network Slicing e, finalmente, Zero Touch Operations - que ajudarão as operadoras a automatizar o planejamento, o design e as operações da rede para colocar o 5G no mercado mais rapidamente, reduzir custos e monetizar seus investimentos em 5G. Ao contrário de outros fornecedores, o Blue Planet fornece uma solução de automação 5G aberta e independente do fornecedor, que permite confiabilidade, agilidade e escalabilidade, evitando o bloqueio do fornecedor.

Dynamic Planning: o 5G usa frequências e densificação mais altas com novas células micro e macro para fornecer seus ganhos de largura de banda aos clientes. Para fornecer a melhor experiência, as MNOs desejarão fornecer a máxima cobertura o mais rápido possível. É aí que o Blue Planet Dynamic Planning pode ajudar. Ele fornece às MNOs a capacidade de otimizar os desenvolvimentos de rede, de maneira simples e eficiente, com base na visibilidade clara dos recursos de rede e serviço existentes a qualquer momento. Como as células micro e macro e os segmentos da rede têm requisitos rígidos em termos de velocidade, capacidade e latência, é essencial planejar e fornecer os recursos da rede de maneira ideal, onde e quando forem necessários. Com o Blue Planet Dynamic Planning, as MNOs podem antecipar, escalar e adaptar-se para atender às crescentes necessidades dos clientes.

Zero Touch Network Slicing: a solução Network Slicing da Blue Planet permite que as MNOs automatizem o gerenciamento do ciclo de vida completo dos segmentos da rede, incluindo design, criação, modificação e monitoramento ponta a ponta. Isso garante que elas possam otimizar os recursos de rede, como funções de rede virtual (VNFs), dentro de um segmento da rede. Também permite realocar recursos não utilizados para outros segmentos. Com seus recursos avançados de análise, AI, ML e orquestração automatizada, a solução Blue Planet zero-touch Network Slicing permite que as MNOs construam redes 5G autônomas, auto-reparáveis e auto-otimizáveis que podem criar segmentos ponta a ponta na 5G RAN, transporte (xHaul), núcleo e domínios NFV/Cloud.

Zero Touch Operations: o Zero Touch Operations adota cada vez mais a IA e a ML para otimizar o gerenciamento de serviços de maneira uniforme e autônoma. O Blue Planet 5G Automation garantirá que as operadoras tenham a capacidade de gerenciamento sem contacto para otimizar continuamente os serviços e operações 5G em camadas de rede e malhas de nuvem interconectadas sem problemas. Estamos nos preparando para esse futuro hoje.

O destino final

Em 2020, a espera acabou e a chegada do 5G finalmente esta acontecendo. Mas ainda vai levar algum tempo para que as operadoras de rede realmente ativem e estendam todos os benefícios do 5G para seus clientes. Felizmente, as tecnologias ML e AI também estão prontas para o horário nobre e as operadoras podem usá-las para começar a automatizar suas redes de ponta a ponta para levar serviços até os assinantes mais rapidamente. E com a solução Blue Planet 5G Automation fornecendo suporte ao longo do caminho, sua jornada rumo ao 5G pode ser muito mais suave.

Visite nossa página de solução 5G Automation, leia o resumo da solução, assista ao webinar ou solicite uma demonstração para ver essas soluções de automação 5G em ação.