A linguagem da internet

IP, ou chamado de maneira mais formal como Protocolo da Internet, é a linguagem comum que permite que bilhões de pessoas e máquinas interconectadas "conversem" diariamente entre si para aplicações de negócios e de clientes e casos de uso. IP é a "linguagem" e a base do maior projeto de construção humana já criado: a Internet e, funciona porque é baseado em padrões abertos do setor.

A Internet evoluiu ao longo do tempo e continuará a fazê-lo no futuro, à medida que mais humanos e máquinas ficarem online com aplicativos e casos de uso novos e em evolução, como 5G, arquitetura de rede de interconexão convergente (CIN) da Fiber Deep e Serviços Corporativos IP. Isso significa que a maneira como as redes IP são projetadas, implantadas e gerenciadas também precisa evoluir para manter o ritmo.

O IP evolui constantemente ao longo do tempo

Ao longo das décadas, desde sua introdução nos anos 70 pelos lendários Vint Cerf e Bob Kahn, o IP tem evoluído continuamente para manter o ritmo das demandas em constante mudança das aplicações e dos usuários finais. Essa evolução também levou à padronização, adoção e implantação de novos RFCs e protocolos nos roteadores (na última contagem, havia mais de 8.000 RFCs e protocolos). Mais importante ainda, muitos desses protocolos associados ao IP não são mais necessários, atualizados ou mantidos. Acontece da mesma forma com as linguás humanas, onde palavras, frases e até mesmo idiomas inteiros, como o latim, não são mais comumente usados ao longo do tempo. 

O que fazemos com esses protocolos obsoletos? Podemos eliminá-los das redes IP modernas para reduzir os custos de armazenamento, computação, complexidade e operação. Chamamos essas redes IP de "enxutas" e isso permite que as operadoras se afastem dos projetos tradicionais de redes IP centrados em caixas, executando pilhas de software monolítico cada vez maiores e mais complexas, como muitos fornecedores tradicionais de IP têm e continuam implementando hoje. 

As operadoras querem algo diferente. Elas pedem Adaptive IPTM uma maneira mais simples de fornecer o IP.

Expandindo o IP mais perto de onde o conteúdo está

Essa abordagem tradicional para a evolução do IP não faz mais sentido. Investir em infraestrutura legada e centrada em hardware, misturada com um sistema operacional monolítico baseado em protocolos proprietários, não fornecerá o nível de flexibilidade, escala e inteligência exigidos da camada IP. Novos espaços de aplicações, como 5G, arquitetura de rede de interconexão convergente (CIN) da Fiber Deep e Serviços Corporativos IP exigem quantidades crescentes de recursos IP fornecidos mais perto da borda da rede, onde o conteúdo reside.

Dado que o número de elementos de rede está crescendo exponencialmente à medida que se aproxima da borda da rede, a entrega de conectividade IP baseada em padrões deve ser altamente escalável e otimizada, ao mesmo tempo em que garante que o custo e a complexidade não aumentem linearmente juntamente com o crescimento da largura de banda IP. 

O acesso mais ágil aos elementos da rede metropolitana, juntamente com a automação orientada por análise derivada da telemetria em tempo real, é uma maneira muito melhor de oferecer suporte à conectividade IP expandida, otimizar os custos operacionais contínuos e acelerar a velocidade do serviço para um ciclo de receita mais rápido. 

É hora de simplificar, reduzindo o tamanho

Continuar com o suporte a protocolos obsoletos consome memória, armazenamento e recursos de computação de forma desnecessária, o que se traduz em consumo ineficiente de energia e espaço, complicando o provisionamento, a manutenção e a solução de problemas. Vários protocolos (por exemplo, RIP, PPP, HDLC, SLIP e mais outros) agora estão obsoletos, tornando-os desnecessários na maioria dos casos. Isso significa que eles não são mais atualizados e, portanto, representam passivos de segurança potenciais. 

A redução de protocolos obsoletos e/ou desnecessários resulta em redes mais simples de implantar, gerenciar, manter e solucionar problemas. Esse é um dos principais drivers do Roteamento por segmentos, pois reduz a necessidade de suporte ao protocolo de sinalização no nível do nó, tomando decisões de roteamento de maneira centralizada, supervisionando toda a rede ponta a ponta, o que permite a engenharia de tráfego, solução de problemas e velocidade de serviço otimizados. Isso permite o suporte de protocolos mais ágil em plataformas de roteamento baseadas em hardware, à medida que os recursos migram de plataformas centralizadas em caixas para controladores centralizados baseados em software. Adaptive IP intercepta esses benefícios mais simples e ágeis do Roteamento por Segmentos.

Muitas operadoras de rede - nossos clientes - reconheceram a necessidade de uma abordagem nova e diferente para evoluir e gerenciar suas redes IP.

Muitas operadoras de rede - nossos clientes - reconheceram a necessidade de uma abordagem nova e diferente para evoluir e gerenciar suas redes IP. Enquanto lutam para manter o ritmo do crescimento constante, juntamente com a complexidade associada de fornecer conectividade de rede IP do acesso ao núcleo e tudo mais, eles nos disseram que estão procurando uma solução IP mais enxuta, como uma maneira lógica de simplificar e otimizar seus ativos de rede em constante expansão. 

Elas ainda querem a conectividade IP aberta e baseada em padrões, embora de uma maneira diferente e mais simples, que não seja apenas mais enxuta, mas também automatizada e aberta - permitindo as melhores e mais ágeis redes IP da categoria para uma vantagem competitiva diferenciada. 

No ano passado, lançamos a solução Adaptive IP da Ciena, com base em nossa visão da Adaptive NetworkTM, especificamente para fornecer IP de maneira diferente. A base da solução é uma infraestrutura programável compatível com IP e com várias plataformas de Redes de pacotes da Ciena, mas não paramos por aí. 

Enquanto o 5G, serviços corporativos IP, Fiber Deep e outros aplicativos com grande demanda de largura de banda estão impulsionando à necessidade de mais IP na borda da rede, a necessidade de mais capacidade fornecida com o menor consumo energético e menor espaço ocupado também se tornou fundamental. Isso é particularmente real para aplicativos DCI com restrição de energia/espaço, bem como para ambientes externos da planta para acesso a cabo ou aplicativos 4G/5G. Por tanto, não é surpresa que estejamos começando a ver demanda na rede de acesso e em algumas aplicações metropolitanas para a integração de ópticas coerentes nas plataformas de pacotes. Como parte de nossa solução Adaptive IP, nossas plataformas de rede de pacotes podem aproveitar os conectáveis WaveLogic 5 Nano da Ciena para fornecer a tecnologia coerente líder do setor em um fator de forma de tamanho compacto e com otimização de energia.

Automação orientada pela análise inteligente

Um fator crítico de sucesso na redefinição de como as redes IP são construídas é a simplificação. A complexidade operacional em redes IP é uma queixa importante dos clientes. Para resolver isso, estamos aproveitando a automação orientada pela análise fornecida pelo nosso portfólio de software Blue Planet.

Como isso facilita as coisas? Nossas soluções de software são projetadas para eliminar a complexidade de lidar com vários domínios IP em ambientes de vários fornecedores.

Por exemplo, nossa Route Optimization & Analysis (ROA) do Blue Planet captura informações sobre topologia, latência e roteamento de rede para criar um mapa de rede IP virtual unificado. Este mapa fornece uma visualização simplificada em tempo real de como o comportamento do roteamento está afetando a entrega de serviços e atua como um PCE (Path Computation Engine) para determinar quais partes da rede IP precisam ser otimizadas. Portanto, em vez de ter que enfrentar um labirinto de informações em vários domínios e fornecedores, oferecemos uma visão simplificada da rede IP, ao alcance dos nossos clientes.

Para tornar as coisas ainda mais fáceis, essas informações podem ser transmitidas através de APIs abertas para a MDSO (Blue Planet Multi-Domain Service Orchestration) para configurar automaticamente os fluxos de serviço e tráfego para obter o desempenho ideal da rede IP. Da mesma forma, o ROA pode informar o MCP (Manage Control and Plan) da Ciena para orquestrar a infraestrutura multicamada específica da Ciena.

Juntamente com nossas plataformas de pacotes, esses elementos básicos criam uma solução completa oferecendo automação de circuito fechado que entrega conectividade IP ideal, desde o acesso das redes até distâncias metropolitanas.

Figura 1: automação de rede IP de circuito fechado Adaptive IP, do acesso à distância metropolitana

As redes IP devem estar "abertas" para os negócios

O IP é o idioma da Internet e sua implementação comum baseada em padrões é o motivo pelo qual podemos aproveitar eSports, streaming de vídeo, mensagens instantâneas, aplicativos virtuais de táxis e muito mais no dia a dia. A solução Adaptive IP da Ciena foi projetada desde o início para ser aberta e baseada em padrões em todas as camadas da rede. Isso permite fácil integração às redes IP existentes, do acesso até distância metropolitana, garantindo um caminho de migração suave e elegante. Isso permite que as operadoras de rede simplifiquem e expandam tranquilamente a conectividade IP mais perto de onde o conteúdo está - a borda da rede - aproveitando a automação aberta orientada por análises para aumentar a velocidade do serviço e superar a complexidade.

IP entregue de forma diferente

Nossos clientes pediram (e em alguns casos exigiram) uma maneira mais simples e eficiente de fornecer conectividade IP do que os métodos tradicionais. Alguns dos maiores provedores de rede do mundo já se comprometeram com a Ciena para ajudá-los a fornecer IP de maneira diferente, aproveitando o software de automação moderno juntamente com a infraestrutura de IP enxuta, aberta e programável que, em conjunto, formam a Adaptive IP. 

Se você é uma operadora de rede que enfrenta o desafio de fornecer conectividade IP associada à migração de 4G para 5G, serviços corporativos, Fiber Deep, nuvem ou computação de borda, podemos ajudá-lo a reimaginar suas redes IP hoje! 

Você está pronto para uma mudança? Vamos conversar.

Large play button overlay
Man talking with Adaptive IP at the background
Large play button overlay