O que os canadenses fazem para se divertir quando seu time de hóquei favorito fica fora das eliminatórias? Alguns de nós - membros das equipes TELUS e Ciena em particular - extrapolamos os limites do que pode ser alcançado em redes ópticas e realizamos novos feitos para o setor ao longo do caminho. Tive a sorte de ter um lugar na primeira fila para o espetáculo quando a equipe ativou um comprimento de onda de 800G de Toronto a Quebec City em uma distância recorde mundial de 970 km. E posso atestar que a empolgação e o orgulho foram tão fortes quanto ver meu time da casa vencer a Copa Stanley.

Como descrevi anteriormente, sendo oWaveLogic 5 Extreme (WL5e) da Ciena o único produto 800G disponível no mercado (desde abril deste ano), o setor de óptica está na fase de adoção inicial das implantações de 800G. Aqui, estamos descrevendo a tecnologia óptica coerente de última geração disponível no mercado, capaz de oferecer maiores capacidades por comprimento de onda do que anteriormente possível para qualquer link na rede, por meio de transponders de taxa de linha variável, e que pode suportar taxas de linha de até 800 Gb/s. A tecnologia permite conectividade de alta qualidade e alta velocidade para usuários finais usando menos comprimentos de onda, resultando em redução de espaço, consumo de energia e custo por bit.

A TELUS é uma das primeiras a adotar a tecnologia 800G e está em processo para aumentar a sua rede com o WL5e da Ciena.  A TELUS, uma empresa líder mundial em comunicações e tecnologia da informação, oferece suporte a 15,3 milhões de conexões de clientes, abrangendo wireless, dados, IP, voz, televisão, entretenimento, vídeo e segurança. Seu compromisso de longa data em colocar seus clientes em primeiro lugar alimenta todos os aspectos de seus negócios, tornando-a uma líder reconhecida pela fidelidade e excelência no atendimento ao cliente. Não é nenhuma surpresa, então, que a TELUS tenha recebido elogios em repetidas ocasiões ao longo dos anos em relação às suas redes wireless, líderes mundiais. Somente neste ano, a TELUS foi reconhecida por vários especialistas independentes e líderes do setor, incluindo a OpenSignal do Reino Unido, a JD Power dos Estados Unidos, a Ookla com sede em Seattle, a Tutela com sede em Victoria e a PCMag com sede em Nova York, por sua excelência de rede, para cobertura urbana e rural.

A rede da TELUS se estende por 6.000 km desde Victoria, British Columbia até Halifax, Nova Escócia. Projetada pensando no futuro, a rede óptica de próxima geração da TELUS consiste em uma arquitetura ROADM de grade flexível, sem cor, sem direção, sem contenção (CDC-F) de última geração, com plano de controle de camada 0, projetada para oferecer suporte confiável, rápida ativação e redirecionamento de demandas imprevisíveis de largura de banda na rede. Além disso, está pronta para suportar novas inovações em tecnologias ópticas à medida que se tornem disponíveis, incluindo a capacidade de transportar canais ópticos de qualquer tamanho de espectro através da fibra.  Essa infraestrutura fotônica inteligente e totalmente flexível permite a adição simples de comprimentos de onda WL5e e, com isso, acesso a benefícios significativos de custo, espaço e energia.

TELUS padronizará o WaveLogic 5 Extreme para sua implantação em um futuro próximo. Como parte das atividades de padronização do WL5e, todos os recursos do produto serão testados para planejar as ofertas de serviço do usuário final.

800 Gb/s de Toronto a Quebec City

O maior corredor de largura de banda do Canadá é de Toronto a Montreal, que conecta as duas maiores cidades do país em aproximadamente 700 km.  Este foi o link mais lógico para experimentar comprimentos de onda de alta capacidade. No entanto, a equipe sabia que o WL5e poderia ser estendido ainda mais e o levou por mais 270 km, até a cidade de Quebec.  O desenho abaixo mostra uma visão de alto nível do link de rede sendo usado para o teste.  Como o WL5e é um produto disponível em geral e com as restrições de pandemia COVID-19 em curso, a equipe da TELUS realizou a ativação e os testes nos escritórios complementares com a Ciena fornecendo suporte remoto on-line.

TELUS+and+Ciena+800G+network+diagram

Tive a sorte de participar do bate-papo ao vivo das equipes (meu assento na primeira fila) com nosso engenheiro de vendas que estava na ponte com a TELUS durante os testes e recebi uma descrição detalhada do progresso do teste, que - devo dizer - foi tão emocionante quanto assistir seu time de hóquei favorito marcar três gols no primeiro tempo da final da Copa Stanley.  

Entrei quando a etapa de validação da conexão estava sendo concluída. Este é um recurso do sistema de linha fotônica 6500 CDC que permite ao usuário saber se há algum erro na fibra. (Não havia nenhum). O sistema inteligente informou que o comprimento da fibra foi de 971,2km.

O próximo passo foi ativar o canal entre Toronto e Quebec.  Este é normalmente o momento de “prender a respiração”, aguardando para ver se o receptor seria capaz de receber o sinal, mas, dado que a equipe de engenharia de link concluiu uma simulação bem-sucedida, todos esperavam que o sinal surgisse e assim foi. (Qualquer pessoa familiarizada com a equipe de engenharia de links da Ciena sabe que, quando essa equipe diz que algo vai funcionar, funciona).  Boa margem do sistema foi verificada usando as métricas de Taxa de erro de bits pré-FEC e a Relação sinal/ruído efetiva (ESNR - Effective Signal-to-Noise Ratio) que estão disponíveis no modem.

Shelves Ciena 6500 com WaveLogic 5 Extreme nas instalações da TELUS em Toronto (à esquerda) e na cidade de Quebec (à direita)

Shelves Ciena 6500 com WaveLogic 5 Extreme nas instalações da TELUS em Toronto (à esquerda) e na cidade de Quebec (à direita)

 

A equipe rapidamente passou a provisionar tráfego de cliente de 100 GbE para atravessar o link usando um conjunto de teste. Essa continuidade de ponta a ponta testa todo o caminho de dados do modem e é uma das diferenças entre um teste de tecnologia e um teste de produto.  Esta é uma função básica do modem, já que o propósito da óptica coerente é transportar com segurança Ethernet ou outro tráfego de cliente à distância. Uma vez que o tráfego de 100 GbE foi ativado, o primeiro passo foi a confirmação da continuidade do tráfego sem erros durante uma hora. A equipe fez uma contagem regressiva de 10 segundos no final da hora, o que foi divertido.

Captura de tela do conjunto de teste de 100GbE após uma hora de testagem bem-sucedida

Captura de tela do conjunto de teste de 100GbE após uma hora de testagem bem-sucedida

 

Após o teste bem-sucedido, a equipe encerrou o dia naquela tarde de sexta-feira.  O tráfego ficou de molho durante o final de semana para verificar a robustez do produto. Após a imersão do fim de semana, a equipe confirmou que o conjunto de teste funcionou limpo e sem erros.   O teste de continuidade de 400 GbE foi concluído.  Este foi outro marco importante, pois mostrou que a rede TELUS está pronta para suportar com eficiência a conectividade 400 GE em qualquer distância.

Captura de tela do conjunto de teste de 400 GbE após um dia de testagem bem-sucedido

Captura de tela do conjunto de teste de 400 GbE após um dia de testagem bem-sucedido

 

Qual o próximo passo?

A testagem continua na TELUS, com implantação planejada do WL5e nos próximos meses. 

Isso significa que 800G será implantado em links de longa distância? Esta não é uma resposta sim ou não, porém 800G será implantado onde fizer sentido na rede TELUS. Como sempre foi o caso, a capacidade da taxa da linha que será implantada depende das características específicas do link, do número de canais e da margem reservada desejada pela operadora.  

A verdadeira notícia aqui são os benefícios em longo prazo resultantes da atualização da rede WL5e para a TELUS e seus usuários finais. A TELUS pode continuar fornecendo conectividade de alta qualidade e alta velocidade para seus usuários finais, como teletrabalho, videoconferência, gaming interativo com múltiplos jogadores, acesso à Internet para famílias de baixa renda e até mesmo transmissão ao vivo das eliminatórias da Copa Stanley - enquanto usa recursos de largura de banda de forma mais eficiente e evolui para uma rede mais verde.

Large play button overlay
Joe Shapiro talking
Large play button overlay