As operadoras de rede enfrentam um crescimento alarmante no tráfego baseado em IP, proveniente de redes wireless e wireline, que por muitos anos tem sofrido complicações com receitas planas ou em declínio e margens associadas. Infelizmente, espera-se que essa tendência continue no futuro. Ao mesmo tempo, novas receitas de serviço de alta capacidade de aplicações de 10 GbE, 25 GbE e 100 GbE permitem que as operadoras de rede de conectividade de alta velocidade mantenham o ritmo de crescimento contínuo, garantam experiências superiores para o cliente final e melhorem sua competitividade contínua.

Para as operadoras de rede, aumentar e/ou melhorar a capacidade de abordar novas oportunidades de negócios que gerem receita e melhorem as margens é essencial para manter e atrair clientes.

Diagrama de redes modernas aproveitando a óptica coerente

Redes modernas aproveitando a óptica coerente

Como parte da série de webinars de verão sobre redes de pacotes - Packet Networking Summer Webinar Series da Ciena- recentemente apresentei uma sessão que abordou o tema Beyond 100GbE: The Critical Role of Coherent Optics and Packet (Além de 100 GbE: o papel crítico da óptica coerente e das tecnologias de pacote), no qual abordei os desafios mencionados acima. Também abordei as tecnologias ópticas de 100G, por que a óptica coerente combinada com plataformas de pacotes é tão importante para o espaço de acesso e como conseguir reduzir de forma dramática o custo/bit, custos operacionais, a ocupação de espaço físico e o consumo de energia combinando as tecnologias mais recentes em uma plataforma densa e de última geração que também pode ser implantada em um gabinete externo para um maior espaço de aplicação endereçável.


100 Gb/s cinza em relação à óptica conectável coerente

100 Gb/s cinza em relação à mesa óptica plugável coerente

Quando se trata de ópticas cinzas, elas são limitadas pela capacidade (por exemplo, 100G) e alcance (por exemplo, 40 km) usando fibra de modo único (Single Mode Fiber - SMF). As ópticas cinza de 100G são usadas apenas em conexões ponto a ponto e entre escritórios. Por serem limitadas pela distância e capacidade, podem não ser a melhor utilização da fibra de rede ou aplicações entre escritórios que exigem mais escala e alcance.

Cada vez mais, as operadoras de rede buscam uma tecnologia óptica coerente para resolver problemas de escalabilidade em suas redes. A maior capacidade fornece uma melhor qualidade de experiência para seus usuários finais, leva à redução contínua no custo por bit (devido a inovações tecnológicas em tecnologia coerente) e aumenta sua competitividade fazendo mais (capacidade, alcance, eficiência espectral) com menos (potência, espaço, complexidade, custo), podendo tornar os serviços mais rápidos.

A óptica coerente pode ir muito além dos 40 km da óptica cinza, percorrendo centenas ou mesmo milhares de quilômetros, em alguns casos. Enquanto a óptica cinza limita a capacidade da fibra a um canal de sinal, a óptica coerente maximiza a capacidade da fibra. Como exemplo, com a tecnologia óptica coerente, os usuários podem suportar comprimentos de onda de 96 x 50 GHz em um único par de fibra, permitindo uma escala enorme para acesso à fibra. As aplicações de acesso metropolitano estão evoluindo para 100/200G, com a necessidade de mais acesso e largura de banda de agregação onde a largura de banda reside: a borda.

O uso da óptica coerente conectável pode atender às necessidades de acesso a cabo MSO de próxima geração, 4G/5G RAN e acesso metropolitano de baixo custo, incluindo suporte de temperaturas aumentadas para implantação de agregação externa no nível da rua. A óptica coerente plugável ou com tamanho otimizado foi projetada para se adequar a aplicações dentro de uma cobertura de potência específica. Aqui, reduzir o espaço físico e a potência é mais importante do que a capacidade absoluta da fibra ou a eficiência espectral máxima.  As soluções com tamanho otimizado expandem o mercado de soluções coerentes, permitindo a integração óptica de pacotes de alta densidade em uma única plataforma e trazendo os benefícios impressionantes de aplicações coerentes para o acesso.

Packet + coherent optics

Os plugáveis coerentes compactos oferecem a oportunidade de aumentar a escala e o alcance sem precedentes, ao mesmo tempo em que possibilita eficiências de integração da óptica de pacote. A tecnologia de pacotes, usando sua natureza estatística, é uma maneira onipresente de distribuir o protocolo Ethernet ou Internet Protocol (IP) de uma forma muito eficiente e resiliente; seja utilizando anéis Ethernet G.8032, Link Aggregation (LAG), Multi-Chassis LAG, ou seja MPLS, Seamless MPLS, Segment Routing ou EVPN para aplicações, como o 5G.  

As redes de pacotes modernas ajudam as operadoras e as empresas a melhorar a velocidade do serviço com implementações, atualizações e mudanças mais rápidas para reduzir o custo total ou de propriedade, melhorando a experiência do cliente para permitir a sua retenção. Isso é alcançado removendo a complexidade operacional, minimizando o número de plataformas para possuir e operar, enquanto os custos indiretos de energia e requisitos de espaço são eliminados. Ao consolidar tecnologias, plataformas e redes, é possível alcançar números impressionantes de custos totais de propriedade da rede, juntamente com uma rede mais ágil de possuir e operar.

Conforme a borda da rede evolui para soluções de 10 GbE, 25 GbE e 100 GbE, as operadoras de rede precisam de um fator de forma pequeno e uma solução que seja fácil de implantar para agregar essas conexões de acesso e tráfego de backhaul para um local central de um comprimento de onda coerente de 100G/200G; e, em alguns casos, um comprimento de onda coerente em um gabinete externo da planta.

As soluções de tamanho otimizado podem ajudar quando o espaço e a energia são considerações primárias, e a agregação de pacotes pode otimizar os fluxos de pacotes, resultando em conectividade de alta largura de banda para seus clientes e configuração e provisionamento automatizados sem preocupações.

O 5171 da Ciena aborda os cenários de rede mais desafiadores de hoje, fornecendo flexibilidade e atributos prontos para o futuro que reduzem o risco na tomada de decisões nos negócios e permitem um tempo de retorno mais rápido e competitivo. Com uma ampla variedade de dispositivos plugáveis e taxas compatíveis, incluindo a óptica coerente WaveLogic 5 Nano da Ciena, o 5171 atende de maneira confiável e econômica aos principais requisitos associados à Ethernet avançada, MPLS e entrega de serviço IP que exige escalabilidade massiva.

Integrar a óptica coerente otimizada do WaveLogic 5 Nano com uma plataforma de pacotes reduz o número de plataformas, aumentando a capacidade e, ao mesmo tempo, reduzindo a complexidade, enquanto economiza espaço físico e energia, incluindo ambientes não controlados. E isso ajuda as operadoras de rede com as margens de lucro, retenção de clientes e impulsiona novos serviços a uma velocidade muito maior.

Portanto, redefina a borda da sua rede, fazendo muito mais com ainda menos, garantindo escala e alcance além de 100 Gb/s, e permitindo novas oportunidades. 

Pergunte-nos como a Ciena ajuda a Evoluir sua rede de pacotes.