Três conclusões importantes da última edição da CableLabs Summer Conference
A 19ª CableLabs Summer Conference aconteceu de 5 a 7 de agosto em Keystone, Colorado. Avanços tecnológicos, um cenário cada vez mais competitivo, a importância de continuar inovando e a necessidade de focar na experiência do cliente foram temas-chave, no entanto, também houve algumas reminiscências sobre o que o setor de cabo alcançou nos últimos 40 anos já que esta foi a "última edição" da conferência de verão. Sendo um tecnólogo de coração - as conclusões importantes para mim foram de natureza mais comercial ou estratégica...
Conclusão N° 1: a mesa foi preparada para 10G… hora de cozinhar
O setor de cabos entrou de cabeça ('all in') em 10G - a visão, a tecnologia e a política. Nós alcançaremos o 10G com uma coleção de tecnologias - inovando continuamente para obter performance nunca antes alcançada sobre redes de fibra híbrida coaxial (HFC), estendendo a fibra mais próxima ao cliente (fiber deep) e até onde for apropriado, DOCSIS 4.0, óptica coerente, redes convergentes de interconexão (CIN) ... e a lista continua.
Além de apresentações e painéis sobre muitas dessas tecnologias, houve também discussões sobre áreas que precisarão de mais atenção, como manutenção proativa de rede (PNM) e gerenciamento de ativos de fibra, e o que é necessário para evitar que o setor fique preso na "paralisia da análise" considerando várias opções de tecnologia. A expectativa é que as provas de conceito de 10G devam acontecer em 2020 - é hora do setor de cabo se mover em direção ao 10G, já que os concorrentes de banda larga (fibra, 5G) não vão esperar.
Conclusão N° 2: o panorama da banda larga se tornará cada vez mais competitivo para as MSOs
As MSOs obtiveram muito sucesso com a banda larga - no final do primeiro trimestre de 2019, as MSOs de cabo nos EUA tinham 66% de participação no mercado de banda larga contra 34% para as empresas de telecomunicações, de acordo com o Leichtman Research Group, Inc. As MSOs enfrentarão o aumento da concorrência de banda larga no futuro. Como ouvimos na conferência, a participação de mercado da fibra tem crescido em um ritmo mais rápido nos EUA do que o cabo nos últimos 12 anos (embora com um denominador menor) - a fibra agora tem 15% de participação no mercado de banda larga dos EUA, segundo uma apresentação que citou o relatório Operator Multiplay Intelligence Service (Serviço de Inteligência Multiplayer) da IHS Markit Technology.
Dados compartilhados de um relatório recente da RVA LLC na conferência mostraram que o investimento em fibra residencial (FTTH) está acelerando e, em 2023, quase 50% das residências nos EUA terão acesso à banda larga de fibra. A fibra não é a única ameaça - a substituição por acesso wireless aumentará com o 5G. Foi compartilhado que a Kagan está prevendo que haverá aproximadamente 20 milhões de assinantes wireless nos EUA até 2025. Uma citação memorável da conferência foi que “a próxima década será uma briga de rua pelos clientes de banda larga , e só com essa mentalidade nós (MSOs) teremos sucesso na próxima década, já que a atual está prestes a terminar”.
Conclusão N° 3: mais foco na experiência do cliente e rápida inovação
Foi interessante ouvir das MSOs que estão operando em ambientes muito competitivos na Região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e na América Latina. Com fibra e alternativas de banda larga 5G, a necessidade de focar na experiência do cliente se torna ainda mais importante. Ouvimos da ComHem, uma MSO na Suécia que mede e monitora de perto a qualidade do serviço (QoS) usando IA e ciência de dados, eles conseguiram melhorar significativamente a experiência do cliente. A Liberty Global na América Latina está inovando com novas tecnologias, apesar de operar em mercados de baixa receita média por usuário (ARPU). Eles estão ultrapassando o DOCSIS 3.1 e indo para uma arquitetura de acesso distribuída (DAA) que suportará a convergência móvel fixa sobre a infraestrutura de rede comum. Fomos lembrados de uma citação de Mahatma Gandhi que é adequada para ambientes cada vez mais competitivos - "a ação expressa prioridades".
A Ciena está empolgada com a parceria com as MSOs para alcançar 10G e além. A solução Ciena Fiber Deep para a Rede de Interconexão Convergente oferece a solução mais abrangente do setor com base na automação inteligente e óptica de pacotes convergente, permitindo novos serviços, uma melhor experiência do cliente e eficiências operacionais. Foi agridoce participar da última CableLabs Summer Conference, no entanto, estou ansioso pelo novo evento da 4Front (Denver, junho de 2020) - será ótimo discutir o progresso que estamos fazendo como setor à medida que embarcamos na jornada para 10G.
Solução Fiber Deep da Ciena para a rede de interconexão convergente
Obrigado. Seu comentário foi recebido e aparecerá no blog em breve.