Esta série aborda estratégias importantes para acelerar e eliminar os riscos no caminho para o 5G, entregar novos serviços e permanecer à frente dos seus concorrentes. Se você perdeu, meu primeiro post aborda mais estratégias sobre como evoluir sua infraestrutura 4G existente em uma rede 5G escalável, ultra-confiável e de alto desempenho.

  1. Maximize o desempenho do serviço com mais capacidade na borda da rede:
    Para lidar com o 5G New Radio (NR) de alta capacidade e oferecer suporte a aplicativos 5G ultra confiáveis e de baixa latência, o desempenho na borda da rede deve ser dramaticamente aprimorado. Além disso, o menor alcance das radiofrequências 5G que transportam a maior parte do tráfego significa que você precisará implantar um número significativo de macrocélulas e microcélulas adicionais para solucionar lacunas na cobertura, aumentar a capacidade em áreas de uso intenso etc.

    Tudo isso significa que você precisa de opções de infraestrutura "do tamanho certo" para uma ampla variedade de tipos de células 5G, configurações e casos de uso suportados. Eles variam de plataformas resistentes à temperatura que podem ser localizadas em gabinetes na rua ou em edifícios próximos às populações de assinantes, até soluções maiores e de maior capacidade que podem suportar os requisitos de transporte em sites de macrocélulas. A tecnologia óptica de pacotes coerente no espaço de acesso resolve os desafios de escalabilidade e custo por bit na borda da rede - colocando maior capacidade e desempenho mais perto de onde o conteúdo é consumido.

  2. Ofereça ótimas experiências de usuário com infraestrutura de estação radiobase compatível com IP-VPN: Atualmente, você pode migrar macrocélulas para o 5G, mas em breve estará adicionando um grande número de células pequenas adicionais para ampliar sua cobertura ou aumentar a capacidade em áreas de alta demanda. Para continuar oferecendo ótimas experiências aos clientes nesse ambiente complexo, você deve garantir que as células estejam totalmente sincronizadas e que as conexões nunca caiam, quando os usuários se aproximem da borda de uma célula ou cruzem os seus limites. A tecnologia-chave que torna isso possível é a conectividade baseada em IP-VPN, que permite que as células sejam sincronizadas com células adjacentes para garantir conectividade confiável para usuários finais, tanto humanos como máquinas, à medida que se movimentam. Ao implantar esse tipo de tecnologia em sua rede, você pode continuar oferecendo excelentes SLAs de clientes à medida que sua infraestrutura de macrocélulas e células pequenas cresce.

  3. Escolha infraestrutura de estação radiobase de "alta densidade" para reduzir seu custo total de propriedade: A maximização das margens nos serviços 5G depende da sua capacidade de minimizar os custos de transporte "custo por bit" entre estações radiobase e data centers, onde o conteúdo acessado está hospedado. Isso se consegue com soluções modernas de alta densidade, que ofereçam alta escalabilidade e sejam compactas. Ao escolher plataformas compactas e de alta densidade, você pode reduzir os custos imobiliários, bem como os custos de energia, refrigeração e manutenção contínua. Isso é especialmente crítico no segmento de equipamentos de 10G, que provavelmente será a solução mais implantada para substituir os equipamentos com capacidade de 1G existentes, localizados na maioria das estações radiobase 4G modernas.

  4. Implante soluções "comprovadas em campo" que garantam o sucesso de sua evolução de 4G a 5G: Muitos fornecedores de equipamentos buscam maximizar seu share no mercado emergente do 5G. No entanto, poucos têm experiência no mundo real na entrega bem-sucedida de projetos de evolução de rede em escala. A Ciena tem entregado projetos de atualização de rede em grande escala para várias operadoras líderes tier-1 em todo o mundo. Nossa enorme base instalada de infraestrutura de rede fixa programável e escalável nos dá credibilidade incomparável no mercado.

  5. Obtenha suporte especializado para sua jornada de evolução de 4G a 5G:
    A transição de 4G para 5G é um processo complexo com vários requisitos de tecnologia. Requer recursos e habilidades especializados, que vão do gerenciamento de projetos à implantação, orquestração e suporte de equipamentos. Na maioria dos casos, não é realista esperar conseguir realizar uma transformação dessa escala sem suporte externo. Se esse for o caso para os seus negócios, você poderá reduzir drasticamente o risco escolhendo um parceiro de transformação com as habilidades adequadas, bem como a experiência do mundo real no fornecimento de infraestrutura de rede compatível com 5G para várias operadoras tier-1.

Preparando-se para o caminho a seguir

A infraestrutura 5G deve acomodar enormes quantidades de dados que devem ser armazenados, acessados e movidos pela rede. Ao implantar uma rede aberta e escalável que permita selecionar os melhores produtos da categoria, você garantirá que sua rede esteja preparada para escalar e se adaptar às demandas do mercado em constante mudança, além de permitir que você se beneficie com um menor custo total de propriedade.

O terceiro e último post da minha série explora por que o ZTP (Zero-Touch Provisioning) é essencial para realizar uma transformação de rede de 4G a 5G rápida e confiável.