Este blog é o terceiro post da série Descobrindo o caminho para a conectividade 5G, que aborda estratégias importantes para acelerar e eliminar os riscos no caminho para o 5G, fornecer novos serviços e permanecer à frente dos seus concorrentes. Não perca a parte 1 e a parte 2.

Dar esses primeiros passos importantes para os serviços 5G significa fornecer upgrades de capacidade e cobertura de maneira rápida, confiável, segura e com o menor custo possível. A instalação e configuração tradicionais de equipamentos manuais dificultam as programações de upgrades e requerem pessoal de campo escasso e altamente treinado. Afinal, com várias visitas nas instalações e engenheiros no local necessários para ativar o novo equipamento, os upgrades multi-site tendem a ser lentos, caros e altamente propensos a erros.

Esses desafios serão agravados para as operadoras que planejam implantar um grande número de novas estações radiobase para melhorar a cobertura de serviço para o 5G New Radio (NR). Em muitos casos, essa estratégia aumentará os requisitos de implantação e atualização com base na magnitude, de centenas de sites hoje, para milhares ou mais, no futuro.

Torne seus upgrades para o 5G ágeis com o ZTP (zero-touch provisioning)

A chave para aumentar a capacidade e a cobertura 5G é atualizar e implantar milhares de novas células de maneira rápida e econômica. A melhor forma de consegui-lo é eliminando os processos manuais de instalação e configuração - não apenas para a implantação da estação base, mas também para a implantação e upgrade do seu equipamento de transporte em um grande número de sites.

A melhor maneira de fazer isso é com o ZTP, que permite simplesmente ativar novos equipamentos de transporte em uma estação radiobase, sem a necessidade de configurações manuais. Em vez disso, o NOC (Network Operating Center) envia com segurança um perfil de configuração validado pela sua rede para o equipamento recém-instalado, permitindo que o dispositivo se configure e ative automaticamente.

Mais eficiência, implantação mais rápida e maior confiabilidade para atualizações de 5G

O ZTP agiliza seus projetos de upgrade de 4G para 5G, eliminando a necessidade de várias visitas às instalações e pessoal em campo altamente treinado para estações radiobase a fim de reduzir suas cargas de trabalho, cronogramas e custos de implantação. Além disso, ajuda a acelerar suas implantações com base em instalações de infraestrutura mais rápidas e simples e na configuração associada para reduzir o time-to-market e acelerar as receitas do 5G.

Igualmente importante, o ZTP elimina erros de provisionamento de configuração manual durante a implantação de novos equipamentos de transporte, garantindo que todos os seus sites sejam ativados com rapidez e segurança.

Permita que infraestrutura 5G comprovada e com capacidade ZTP seja o seu guia para um futuro conectado ao 5G

Embora o ZTP possa ser um acéfalo para upgrades de rede em grande escala de 4G a 5G, você precisa de tecnologia e de uma configuração automatizada e capacidade de ativação em que possa confiar. É por isso que a melhor maneira de reduzir o risco de sua implantação é escolher soluções de rede com uma base instalada maciça e sucesso comprovado do ZTP em várias implantações tier-1 de grande porte em todo o mundo. A Ciena tem orientado várias operadoras de rede móvel tier-1 no aumento da capacidade em milhares de estações radiobase em suas redes, guiando-as no caminho da evolução efetiva do 4G ao 5G.