Na primeira parte, desta série de três posts sobre Universal Aggregation, falei como as Operadoras de rede móvel (MNOs) e agregadores, habilitadores e operadoras de rede virtual (MNVAs, MNVEs e MNVOs) vendem serviços de rede convergente em uma rede de transporte comum. Neste post, abordarei uma meta do setor semelhante para as redes de Operadoras de múltiplos sistemas (MSO). A terceira e última parte desta série de três posts abordará redes de Provedores de Serviços (SP).

Com uma enorme demanda de OTT, IoT, M2M, mobile e muitos outros novos serviços, não deve ser surpresa para ninguém que as operadoras de rede a cabo tenham investido na implantação de fibra mais profundamente em suas redes. Seu objetivo é aumentar as velocidades de serviço investindo pesadamente em suas redes de acesso para acomodar o crescimento futuro do serviço e garantir que as velocidades e serviços anunciados superem os da concorrência. Para fazer isso, eles precisarão de uma arquitetura que aproveite a agregação universal. 

O que é agregação universal?

A agregação universal oferece maior escolha e controle de ativos de valor comercial tangível, como óptica coerente, fibra dedicada e compartilhada conectável e Adaptive IPTM da Ciena. Ao suportar todos os serviços, incluindo mobilidade, a agregação universal amplia o espaço de aplicação e a competitividade do provedor de rede. Menor tamanho, maior capacidade e maior escala de interconexão em plataformas que automatizam e simplificam as tarefas de implantação e ativação permitem o aumento de opções para as operadoras de rede. 

Universal+aggregation+solution+diagram

Solução de agregação universal

Cada vez mais, as operadoras a cabo estão buscando soluções de agregação universal para resolver vários desafios de negócios. O Universal Aggregation fornece as velocidades, feeds e capacidade de roteamento adequados para suportar o tráfego de vários tipos de serviço diferentes, incluindo linha privada, serviços corporativos, celular, fibra compartilhada ou rede óptica passiva (PON). Unifica a infraestrutura de transporte óptico e de pacotes e, o melhor de tudo, permite uma infraestrutura programável simples, compacta, escalável e eficiente com transporte óptico coerente, comutação e recursos de roteamento para serviços de MSO a cabo agora e no futuro.

Os desafios da infraestrutura de rede de vários fornecedores e camadas

A rede a cabo é cada vez mais difícil e complexa de gerenciar e suportar. Manter redes de transporte óptico, comutação e roteamento legadas significa que a entrega de novos serviços requer a implementação de novas redes "overlay". Isso também aumenta a complexidade do ambiente operacional, tornando a rede mais difícil e cara de gerenciar e suportar. Isso afeta negativamente as margens operacionais e a capacidade de solucionar e resolver problemas com rapidez suficiente para garantir a qualidade de experiência que o cliente espera.

Para a maioria das operadoras a cabo, seu ambiente é muito desafiador, com vários fornecedores implantados para TDM, Ethernet, IP e PON. Para a maioria dos clientes de cabo, a maior parte da distância que um serviço percorre é sobre fibra óptica, a qual conecta vários tipos de equipamentos, incluindo nós de fibra digital, Ethernet, IP, linha privada e PON.

Com exceção da fibra compartilhada ponto a ponto ou PON, a fibra dedicada é usada ou agregada. Em particular, o PON tem se tornado extremamente popular nos últimos 15 anos, usando grandes chassis OLT (Optical Line Terminal). Conforme as operadoras a cabo procuram acompanhar o crescimento da rede, estimado em pelo menos 10 vezes na próxima década, a tecnologia simétrica 10G PONserá uma ferramenta importante usada para a migração.

No post anterior, apontei uma série de riscos potenciais sem abordar a escala e a complexidade da expansão da infraestrutura.  Para garantir que os serviços continuem lucrativos, as operadoras a cabo precisam de uma nova abordagem para o projeto e implantação da infraestrutura. Em vez de construir uma nova infraestrutura óptica e de Camadas 2/3 para adicionar nova capacidade e oferecer suporte a novos serviços, as operadoras a cabo devem considerar o redesenho de sua arquitetura de rede com base no Universal Aggregation.

Potential+multi-vendor%2C+multi-Layer+risks

Riscos potenciais de vários fornecedores e várias camadas

Rede coerente WaveLogic

WaveLogic+Coherent+Networking+Diagram

Rede coerente WaveLogicTM

À medida que a borda da rede surge como um local crítico para conexão, computação e armazenamento, as operadoras a cabo estão evoluindo da construção de redes separadas em silos. A tecnologia coerente de pacotes ópticos desempenha um papel cada vez mais crítico na solução dos desafios da rede relacionados a melhorias na capacidade, custos e competitividade. Cada vez mais, as operadoras a cabo procuram a tecnologia de pacotes ópticos coerente para resolver os desafios de escalabilidade e o custo por bit em sua rede.

O uso de tecnologias modernas e coerentes de pacotes ópticos e de tecnologia avançada de rede de pacotes na mesma plataforma é um benefício importante na eliminação de custos e complexidade associados à implantação de pacotes e dispositivos ópticos separados.

Ao aproveitar o forte desempenho e a capacidade de programação oferecidos pela família de óptica coerente WaveLogicTM da Ciena, as operadoras a cabo podem maximizar a capacidade de desempenho a qualquer distância. Embora a óptica coerente conectável possa atender às necessidades de acesso de MSO por cabo de próxima geração, incluindo o suporte de temperatura aumentada para implantação em gabinete na rua de agregação externa, conforme mostrado acima, com a possibilidade de futuros dispositivos montados em poste.|

Benefícios da agregação universal para as MSOs a cabo

O valor da agregação universal é simples: a escolha! Escolha entre ter que construir diferentes redes de acesso para diferentes serviços móveis. Escolha entre ter fibra diferente para serviços diferentes com fibra unificada para serviços móveis diferentes. Escolha entre agregação para diferentes serviços e agregação para todos os serviços. Escolha entre software de gerenciamento de rede (NMS) fechado e telemetria de streaming de código aberto. Escolha entre rotações de rede e uma evolução para todos os seus serviços.

Serviços de agregação universal

Serviços de agregação universal

Uma nova simplicidade para as operadoras MSO a cabo

A solução Universal Aggregation da Ciena permite implantações flexíveis e abertas respaldadas pelo nosso amplo e completo portfólio de Packet Networking. Em vez de construir arquiteturas isoladas e em silos para suportar diferentes tipos de serviços, as operadoras a cabo agora podem agregar mais valor às suas redes, oferecendo suporte a serviços PON, IP e Ethernet simultâneos na mesma plataforma de agregação Ciena. Isso melhora a satisfação do cliente, a escolha e o controle do valor do negócio.

Fique ligado, pois abordarei o aumento da escolha e do controle do valor dos ativos de negócios para provedores de serviços no próximo post da série de Universal Aggregation da Ciena. Para descobrir como remover as restrições e agregar mais valor à borda da sua rede hoje, pergunte-nos como a Ciena ajuda a Evoluir sua rede de pacotes.

O que há em sua rede MSO a cabo?

Large play button overlay
Man talking with Adaptive IP at the background
Large play button overlay