MRP tracking image pixel

There was a problem with your video. Another version is available.

Operadoras regionais
e provedores de internet

Como reduzir o custo por Mega
e evoluir a oferta de serviços

Nem todas as operadoras de telecomunicações e provedores de internet são iguais. Fatores como o tamanho, a região e o posicionamento no mercado, fazem com que sua empresa seja única.

Mesmo assim, muitas operadoras se deparam com os mesmos desafios em termos de escala e evolução.

As mesmas forças de mercado que estão causando uma disrupção nos negócios das maiores empresas do mundo também terão um impacto nas operadoras regionais. Mesmo com menos recursos, essas empresas contam com mais agilidade, permitindo que aproveitem novas oportunidades e evitem ameaças mais rapidamente.

Para sobreviver e se destacar nesse mercado, é fundamental ter a capacidade de se adaptar imediatamente às mudanças e responder de forma flexível às demandas dos clientes e às mudanças na concorrência.

O futuro está sendo moldado hoje, e cada investimento precisa considerar não só o custo do Mega, mas também o custo das operações.

API aberta e infraestrutura programável e inteligente estendem a longevidade da rede, preparando-a para uma variedade maior de cenários no futuro.

Tendências do mercado

Poucos mercados são tão dinâmicos e dependem tanto de manter sua empresa sempre um passo adiante. Veja como melhor aproveitar as mudanças do mercado criando novas oportunidades para sua empresa.

Acompanhando a demanda
por mais banda

Os aplicativos de vídeo e nuvem estão causando um crescimento inigualável na demanda por banda, sobrecarregando as redes das operadoras.

Em um cenário onde a demanda por banda continua crescendo sem o aumento proporcional de receitas, é preciso obter ganhos de eficiência para garantir um crescimento de longo prazo e contínuo.

Algumas operadoras regionais começam a usar redes DWDM para aumentar a capacidade, mas quando não planejado, este passo traz desafios.

Diversificando receitas

Com os preços da conectividade caindo continuamente e novos investimentos em capacidade e modernização de rede se tornando necessários, as operadoras de serviços regionais precisam criar novos fluxos de receita.

Serviços de atacado (backhaul móvel, transporte regional e última milha) e serviços gerenciados de valor agregado oferecem novos fluxos de receita que as operadoras têm desenvolvido para se manterem competitivas.

Lidando com um mercado em constante evolução

No. 1

A inteligência que leva à eficiência.

A Inteligência artificial, big data e análise de dados, tornam o provisionamento sem intervenção humana possível, reduzindo o tempo e o custo de implantação e aumentando a qualidade.

A infraestrutura programável permite níveis progressivos de automação, tornando-a viável até mesmo para operadoras menores!

Redes capazes de se “autodiagnosticar” por meio de telemetria, análise, inteligência artificial, e orquestrações que fornecem ao usuário controle em tempo real da rede e visibilidade de seus recursos.

Ferramentas inteligentes simplificam o diagnóstico e a solução de problemas, enquanto a simulação multicamada torna o planejamento das redes mais eficiente.

No. 2

Insights para entender o mercado.

5G, adoção de serviços na nuvem, edge cloud, segurança cibernética, IoT, big data estão transformando a experiência digital e os requisitos dos usuários causando uma ruptura no mercado.

Enquanto uns se concentram no mercado de infraestrutura, implantando rotas de backbone de alta capacidade e baixa latência para vender no atacado, outros evoluem seus serviços e desenvolvem soluções avançadas que fidelizam o cliente usando a IoT ou infraestruturas de data centers de borda de última geração.

No. 3

Como virar o jogo.

Novas tecnologias estão permitindo que operadoras regionais ultrapassem concorrentes já estabelecidos por meio de arquiteturas de rede mais inteligentes.

Veja onde as operadoras estão investindo para alavancar suas vendas:

  • FTTH

  • Modernização do núcleo da rede

  • Backhaul móvel (solução Ethernet para integração de sites de operadoras de rede móvel)

  • Serviços corporativos (Ethernet, SD-WAN, IP-MPLS, NFV)

  • Agregação metropolitana / agregação universal

  • Eficiência operacional e transformação digital

O Futuro das redes regionais

TeleSíntese promove um debate entre Eletronet, Acessoline e Ciena sobre como a eficiência de rede e aumento da capacidade podem alavancar novas receitas.

Conheça os insights para o mercado atual

Desafios da demanda crescente por mais banda.

O crescimento explosivo na demanda por banda larga está causando investimentos urgentes na expansão da capacidade.

No entanto, investimentos de longo prazo, como infraestrutura de rede, são arriscados em um ambiente em rápida mudança, pois soluções viáveis hoje podem se tornar obsoletas amanhã.

Para maximizar a longevidade de seus investimentos, as operadoras regionais precisam preparar suas plataformas de rede para o futuro, deixando-as prontas para diversos cenários, demandas e requisitos.

O que as operadoras estão avaliando para desenvolver seus negócios.

As operadoras querem poder escolher novos fornecedores, trabalhar com plataformas diferentes e usufruir de softwares e ferramentas não proprietárias.

Óptica coerente está disponível nos switches Ethernet, software em infraestruturas programáveis permitem um progresso constante em direção à automação e a inteligência artificial apoia a operadora no gerenciamento da rede como nunca antes.

A visão Adaptive Network™ da Ciena ajuda as operadoras regionais a atender a essas demandas e tendências. 

Esteja preparado para o que vem por aí.

Mudanças extremas estão ocorrendo no mercado de tecnologia, obrigando as operadoras a se adaptar para enfrentar um futuro complexo e incerto.

Enquanto tentam lidar com a enorme demanda de aumento de banda, elas precisam encontrar novas maneiras de monetizar seus ativos, obter soluções mais eficazes em termos de custo e se diferenciarem de outras operadoras.

Agende uma reunião conosco ou tire suas dúvidas

Entre em contato

Precisando aumentar seu backbone?
Conheça o Waveserver

Assista ao vídeo

Como ter mais banda aproveitando sua infraestrutura existente?

Saiba mais